Para fazer sabonetes artesanais você vai necessitar de óleos. Existem óleos de todos os tipos vegetal ou animal e de diferentes preços.
Mas você quer começar a fazer seu primeiro lote de sabão e não quer gastar fortunas em óleos super difcíeis de encontrar e carrísimos. Aí você vai no supermercado e encontra óleos tipo o de soja, canola,
de girasol, milho e você pergunta:
– Estes óleos servem para fazer sabonetes artesanais?
Claro que sim. Sendo menos caro não significa menos digno!
Estes óleos são alternativas baratas e altamente eficazes , que você pode incluir na sua fórmula e baratear o custo do seu lote de sabão e ter excelentes resultados
Acrescentando estes óleos em UMA PROPORÇÃO ADEQUADA , combinando com outros óleos de consistência e características diferentes voce vai conseguir que seu sabonete seja tão hidratante, eficiênte e específico como qualquer outro que foi feito somente com óleos de luxo e o melhor de tudo é que vai economizar muito no custo total de cada lote que fizer.
Mas….óleo refinado ?
Os óleos de supermercado, usado para a alimentação, passam por um processo de refino. A indústria submete aos óleo a esse processo de refino para que tenham uma aparência boa ao consumidor. Esse refino é um processo no qual retira as impurezas, os cheiros fortes e branquea o óleo bruto.
Esse processo de refino NÃO ALTERA EM NADA a composição dos ácidos graxos e portanto as propriedades do óleo continuam intacta e podemos usar perfeitamente para fabricar nossos sabões com excelentes qualidades. Repetindo…. o refino só serve para retirar as impurezas contidas no óleo bruto e amenizar o cheiro forte , sendo que, se não houvesse esse refino alguns óleos seriam impossíveis de usar pela quantidade de impurezas existente quando estão em estado bruto.
Portanto!! Fazer sabonetes artesanais de excelente qualidade a preços acessíveis é possível sim!! ….. não existe um motivo para escolher óleos extras vírgens, óleos vírgens para fazer o sabão. Não haverá nenhuma diferença entre o seu sabão feito com óleo refinado e os sabões feitos com óleos virgens . A diferença estará na combinação perfeita que você fará com estes óleos.
bem…..outra coisa …….. é você querer usar somente produtos orgânicos na sua fórmula e isso sim vai encarecer e muito o seu produto … mas existem público para tudo e é uma questão de filosofia de vida.
Mas… nem tudo são flores . Os óleos vegetais mencionados abaixo, tem um ciclo de vida curto. Isto é, tem uma vida útil curta e isso pode fazer com que seu sabão fique ransoso mais rápido …diria que em 3 meses pode começar um processo de oxidação dos óleos e seu sabão começa a parecer pontos negros, começa a oxidar e ficar com um cheiro desagradável. Quanto maior a porcentagem de usar estes óleos na sua fórmula, maior a probabilidade desta oxidação ocorrer. Mas isso também tem solução!!
Para que isso não aconteça, você DEVE E TEM que adicionar um antioxidante na sua fórmula. Os mais usados são a vitamina E e o ROE ( óleo resina de Alegrim). Estes dois produtos são excelentes e somente tem que acrescentar 1% sobre o do total de óleos usados na sua fórmula.
Eu uso a Vitamina E em todos os lotes de sabão que faço e nunca tive problema nenhum com oxidação . Eu também tenho o costume de adicionar a Vitamina E em todos os outros óleos que eu compro sendo eles de vida útil curta ou longa para proteger e garantir a qualidade do produto.
Óleo de Girassol
Óleo de girasol : Este óleo esta cheio de coisas boas, como a vitamina A, B, D e E e é super rico em ácido oléico o que faz altamente hidratante.
É apropriado para todos os tipos de pele e ajuda muito na reparação de peles secas porque quando aplicado sobre a pele deixa uma barreira protetora que segura a umidade e deixa a pele com uma aparência muito mais saudavel.
Usando na fabricação do sabão é lento para saponificar e vai produzir uma barra mais mole. Indicado para usar numa proporção de 5% a 15%. Pode substituir perfeitamente o óleo de oliva
Óleo de Soja
O óleo de soja pode ser encontrado de duas formas: o líquido e o hidrogenado que é a gordura vegetal ( margarinas) O hidrogenado faz sabonetes muito bons. Como todos os óleos que se usa para fazer sabão ( exceto o óleo de oliva) deve ser misturado com outros óleos tipo o óleo de coco e o óleo de oliva deixando a barra , estável, com uma boa espuma e hidratante. Uma fórmula boa é : 44% gordura vegetal, 28% de óleo de coco e 28% de óleo de oliva.
O óleo de soja líquido como o óleo de canola e óleo degirassol, são tão fáceis de encontrar e tão barato que muitos fabricantes de sabonetes artesanais usam nas suas fórmulas uma parte deste óleo para reduzir os custos total de seus lotes de sabão. É um óleo leve, hidratante e dá espuma cremosa e o ideal é usar de 5% a 15% na fórmula e combina muito bem com óleo de coco, oliva e óleo de palma.
Óleo de Canola
O óleo de canola, também funciona muito bem combinado com o óleo de coco e o óleo de palma e faz uma barra de sabão bem equilibrada com uma espuma bem cremosa.
Pode substituir perfeitamente o óleo de oliva nas fórmulas e inclusive deixa o sabão bem mais branco.Pode ter uma porcentagem de até 40% do total dos óleos. O óleo de canola
tambem atrasa o Trace e isso é bom para quem quer aplicar algum tipo de técnica nos sabonetes.
Óleo de Milho
O óleo de milho age como a maioria dos outros óleos líquidos vegetal, como soja ou canola. Ele pode ser usado como parte de sua receita (10-15%) e vai fazer que sua barra seja macia, hidratante, com uma espuma estável. O único defeito é que tem um vida útil muito curta e pode fazer seu sabão rançar muito rapidamente. Mas colocando um oxidante tipo vitamina E , se pode usar perfeitamente .
Os outros óleos que também se encontra em supermercado, mas não tão facilmente como os outros citados acima tipo o óleo de arroz, óleo de amendoím, óleo de algodão, também podem ser acrescentado na sua fórmula para baratear o custo total do seu lote.
Mais lembre-se que não é somente decidir que vai trocar os óleos da sua fórmula e pronto….. você terá que recalcular novamente a quantidade de base alcalina porque cada óleo tem um número de saponificação diferente. Mesmo usando a mesma quantidade de óleos a quantidade de soda cáustica necessaria para transformar os óleos em sabão pode ser diferente.
Então quando for substituir os óleos em uma fórmula lembre-se de sempre colocar sua fórmula na calculadora online para ter um resultado correto .
veja aqui a calculadora online