O sabão terapêutico às vezes é chamado de sabonete cosmecêuticos que se desenvolveu e é frequentemente usado para tratar doenças da pele, como psoríase, eczema, espinhas, cravos entre outros.

Sabonete cosmecêuticos ou terapêutico já existe há muito tempo! Podemos voltar a 2800 anos aC, a partir do qual sabemos que, quando quase 5000 anos atrás,  os babilônios ferviam gorduras com as cinzas de fogos, provavelmente eles foram as primeiras pessoas a fazer sabão.

Este sabão eles costumavam limpar a lã como parte de sua fabricação de tecidos.

Hoje usamos sabão para limpar o rosto e o corpo, talvez com um pouco de aroma ou perfume ou uma toque de cítricos ou água de rosas.

sabão de Aleppo Foto: Via

Desenvolvimento do sabonete terapêutico

Nos principio da história do sabão, este era usado para limpar as lãs e tecidos mas também era usado na área medicinal para tratar feridas, lesões e de dar algum efeito benéfico sobre algumas doenças.

Recentemente, surgiu o termo sabonetes cosmecêuticos para descrever sabonetes que possuem alguns ingredientes conhecidos por ser eficaz no tratamento de diferentes tipos de situações.

Obviamente, com a grande variedade de manteigas e óleos que podem ser usados, surgiu toda uma variedade de muitos tipos diferentes de sabão. Não demorou muito para que um sabão terapêutico se desenvolvesse. Eles vão desde o mais antigo que é o sabão de Alepo, na Síria, o sabão preto africano até o conhecido sabão de Castilla (España) dentre vários outros.

Diferentes tipos de óleos vegetais

Os sabonetes cosmecêuticos podem estar na forma sólida, cremosa ou na forma líquida. Como sabe, usamos diferentes tipos de sabonetes para limpeza facial, corporal,  lavar o pet ou lavar a louça e a roupa. Todos os sabonetes são altamente eficazes na limpeza e até na desinfecção da pele. Um ou outro possuem ingredientes exclusivos que nos vai ajudar a solucionar condições adversas na pele.

Hoje em dia, o sabão é um importante componente da higiene pessoal e pesquisas mostraram que alguns óleos essenciais podem ter efeitos benéficos na pele.

A adição de óleos essenciais e manteigas para nutrir e amaciar a pele agora se transformou em uma ciência profunda, uma alquimia.

Os sabonetes cosmecêuticos orgânicos são uma prioridade para alguns clientes e os sabonetes orgânicos são cada vez mais procurados. Toda uma gama de novos componentes orgânicos está sendo usada para produzir uma barra feita com produtos totalmente naturais.

Sabonete de café

O que um sabão terapêutico proporciona

Sabonetes terapêuticos estão cheios de propriedades antimicrobianas naturais, anti-sépticos e antioxidantes.

Muitas pessoas por aí não sabem que um sabão comum contém muitos produtos sintéticos nocivos. Estes produtos sintéticos podem ser muito prejudiciais; eles secam seu corpo e também, às vezes, levam a alergias de pele.  Inclusive podem ajudar as infecções, agravar as doenças nocivas da pele, além de entupir os poros e impedir que a pele respire adequadamente.

Em consequência de tudo isso, destrói completamente o processo de renovação da pele acelerando um envelhecimento mais rápido.

70% das toxinas são ingeridas no corpo através da pele e cabelos, sendo que o primeiro é o maior órgão do corpo. E várias toxinas presentes nesses sabonetes sintéticos podem ser as responsáveis por várias condições desagradáveis que sofremos na pele.

Depois de tudo isso, uma escolha mais segura, inteligente e precavida é com certeza um sabonete Natural ou um sabonete natural cosmecêutico.

Sabonete Lama do Mar morto

Os sabonetes naturais oferecem inúmeros benefícios à pele, ajudam a tratar o eczema, reduzem a intensidade da coceira na pele ou até mesmo no tratamento de doenças de pele.

Suas fragrâncias são naturais e sua espuma é baixa ou procedente de ingredientes naturais como o óleo de coco.

Aprender a fazer sabonetes naturais e cosmecêuticos para atender às necessidades da sua pele, poderá eliminar a irritabilidade e outros problemas que ocorrem devido ao uso de sabonetes e outros cosméticos sintéticos.

Tipos de sabonetes Cosmecêuticos

De uma maneira geral se pode dizer sabão terapêutico para todos. Mas a divisão abaixo é só para deixar claro a função de cada tipo.

1. Sabões dermatológicos:

Este tipo de sabonete contêm agentes de limpeza sintéticos muito suaves (alguns são permitidos na cosmética natural)  aos quais são adicionados ervas que ajudam a fechar os poros, aliviar irritações e combater a acne ou cravos. Com esses sabonetes, a pele não descama. Eles são recomendados para peles que apresentam inconvenientes, permanente ou temporários, ou quando houver irritações ocasionais.

2. Terapêutico de Ervas:

As ervas têm a capacidade de limpar a pele das toxinas acumuladas que se manifestam como sujeira através de espinhas, cravos, erupções cutâneas, etc. Existem plantas especificas para cada situação:

  • Plantas adstringentes: são aquelas que conseguem acelerar a cicatrização através da secagem dos tecidos do corpo. Este tipo de planta será muito adequada para cicatrizes, espinhas e para o tratamento de muitos problemas relacionados ao excesso de óleo na pele. Elas também funcionam como analgésicos.
  • Plantas bactericidas são aquelas que têm a capacidade de inibir ou eliminar bactérias que podem causar inúmeras infecções de pele.
  • Plantas hidratantes são aquelas adequadas para fornecer umidade à pele. Elas são muito úteis no tratamento de anormalidades relacionadas à pele seca e sem brilho.
  • plantas nutritivas que fornecem os componentes necessários para manter a pele em boas condições. Além de uma boa hidratação, a pele precisa recuperar sua suavidade para não parecer velha ou enrugada.

3. Hidratante e Nutritivo:  Com base em óleos e manteigas para hidratar profundamente a pele. Alguns óleos vegetais e manteigas estão compostos por substância ativas e são uma fonte maravilhosa de força e cuidado para a pele.

4. Sabões aromáticos: Possuem óleos essenciais de plantas aromáticas, flores, folhas, sementes, cascas e frutas para ajudar a curar. Aromaterapia “entra” pelo olfato e é absorvido na corrente sanguínea. Dependendo do efeito que você deseja obter, aqui estão os usos mais frequentes destes sabões aromáticos: Relaxar, Revitalizar e Estimular. 

Sabonete de castilla

“O mal e a sua cura”

Para cada condição de pele, existe ingredientes naturais específicos que sozinhos ou em união com outros, possuem propriedades que podem combater, aliviar acalmar, ou até mesmo curar esse mal.

Saber o que cada ingrediente pode nos proporcionar de benefício é muito importante para poder formular, fazer uma alquimia perfeita e elaborar sabonetes terapêuticos que realmente possam funcionar.

A seguir deixo diferentes tipos de condições da pele e alguns poucos exemplos de sabonetes terapêuticos tradicionais e ingredientes que podem ser usados para o tratamento do mal em questão.

sabonete Rosa Mosqueta

→ Eczema: sabonetes que são elaborados com aloe vera, aveia, cúrcuma e camomila podem ser consideradas as 4 plantas medicinais mais comuns para o tratamento desta condição.

Psoríase: Sabão de enxofre; sabão preto africano; sabão de lama do mar morto;  sabão de Alepo ( óleo de louro)

 Rosácea:  óleo de jojoba, Sabonete Aleppo; óleo de cânhamo; óleo de  Damasco

  Acne: sabonete de carvão ativado; óleo de neem; argila verde; enxofre; óleo de Calêndula

Pele seca: Sabonete castilla; sabonete de leite de cabra; óleo de Argán; de amêndoa doce; manteiga de cacau e vitamina E

Pele irritada: Sabão de lavanda; sabão de camomila

 Sensível: Sabonete de óleo de coco virgem e orgânico; sabão de leite de cabra; manteiga de karité e óleo de amêndoa doce.

Clareamento de pele:  óleo de argán; sabão preto africano; pó de Alcaçuz

Celulites: semente de urucum em pó; sabonete de café.

Outros como:

  • pontos negros: argila verde, sabonete de sal, sabonete de enxofre
  • estrias : óleo de Gérmen de Trigo
  • arrugas: óleo de Gérmen de Trigo; óleo de argán, óleo de rosa Mosqueta

Escreva um comentário