No artigo de hoje, vamos falar sobre os silicones. Fui questionada sobre os perigos dos silicones … Os silicones são prejudiciais ao nosso cabelo? Pela minha resposta, decidi que deveria ser clara, mas acima de tudo, manter as coisas simples. Não vou entrar em detalhes, para evitar que estes artigos a respeito do silicone fiquem muito longos…
Não vou dizer se deve usar ou não no seus produtos. Vou mostrar exatamente o que fazem e cada um, com sua filosofia ( natural ou não natural ) faça a sua escolha.
O que são silicones?
Silicones são substâncias sintéticas. São polímeros à base de silício. Muito utilizado em cosméticos não-naturais, sob os nomes meticone, dimeticona, ciclometicona, ciclopentasiloxano, ciclohexasiloxano … e seus muitos derivados, estes óleos sintéticos mais ou menos voláteis tornam possível ajustar o toque e a textura dos produtos às necessidades do produto. Muito usado nas grandes empresas (marketing) aumentando o volume do cosméticos a um custo menor.
Silicones tornam a fórmula muito mais suave, contribuindo para uma melhor distribuição. Dá fluidez, maciez, não é pegajosos, dá um toque brilhante … Em resumo, bem ou mal, é um produto que dá uma sensação incrível no resultado final!!
Características dos silicones:
- Inertes (não proliferam vírus e bactérias),
- Estáveis a temperaturas muito altas e muito baixas e não se fundem ( por isso são usados como moldes de forno e formas de gelo)
- São muito duradouros (o que é bom para o uso humano, mas terrível para o meio ambiente),
- Excelentes isolantes térmicos e elétricos
- São hidrofóbicos e por isso possuem um efeito repelente à água que permite seu uso como isolante.
Também pode ser apresentado em vários formatos: em óleo, gel e sólido, o que agrega muita versatilidade às suas propriedades. Como você pode imaginar, sua abundância natural faz com que seja um produto barato, embora não seja fácil de produzir.
É fabricada de maneira pouco ecológica, muito pouco biodegradável e, portanto, potencialmente “acumula” no meio ambiente.
Uso de Silicones na cosmética
Na cosméticos industriais é quase impossível encontrar um produto que não contenha silicones : shampoos, máscaras capilares, leave-in, maquiagem, cremes, batons, rímel, soros, óleos capilares, manteiga corporal, desodorantes etc, etc,… um sem-fim de produtos que temos no nosso banheiro.
Você pode detectar a existência de silicone em um produto através do rótulo e o INCI pode estar com vários nomes, quase todos com a terminação -cone ou -xane. A diferença entre eles está no número de átomos, no arranjo tridimensional das moléculas, etc.
Existem dois grupos de silicones usados em cosméticos:
1 – Silicones não solúveis em água (pesados)
Estas são a primeira geração de silicones . São pesados e muito difíceis de serem retirados dos cabelo, Para isso é preciso usar ingredientes agressivos como os sulfatos (SLES e SLS):
- siloxane.
- amodimethicone.
- cyclohexasiloxane.
- cyclopentasiloxane.
- Cyclotetrasiloxane
- dimethicone.
- dimethicone copolyol.
- dimethiconol.
- cetyl dimethicone.
- cyclomethicone.
- phenyl trimethicone.
- Phenyl dimethicone
- Polymethyl aquyl siloxane
2 – Silicones solúveis em água
- Benoxy Dimethicone ( ligeiramente solúvel )
- Quaternium 80 ( ligeiramente solúvel )
- Dimethicone propyl PG-beatine ( ligeiramente solúvel )
- Polietilenglicol ( PEG )
- Cetyl Dimethicone Copolyol
- Dimethicone copolyol
- Behenoxy Dimethicone Sparingly
- Hydroxypropyl Polysiloxane
- Lauryl methicone copolyol
Silicones nos cabelos
Em geral, para os cabelos, os silicones compensam os efeitos de secagem dos surfactantes e cobrem o cabelo com uma capa protetora que deixa os cabelos mais macios e mais fáceis de desembaraçar, protege-os da umidade do ambiente e dá forma e volume …Silicones, em “teoria”, não são ruins. Eles são inertes, eles não são irritantes, nem cancerígenos. Eles são totalmente neutros.
Então, por que há tanto alarme com a questão dos silicones? No próximo post, veremos porque os silicones cultivaram essa má reputação e se são tão inofensivos quanto dizem.