Os melhores óleos vegetais para o cabelo

Existem muitos fatores que tendem a maltratar o cabelo: sol forte, vento, poluição, chuva, tratamentos químicos como a tinta e alisamentos, o calor da chapinha, usar produtos em gel, o escovar forte e penteados como a trança, o rabo de cavalo e até mesmo a maneira de como você se alimenta. Todos estes fatores levam, mais cedo ou mais tarde a um desgaste e stress dos fios capilares, deixando-os secos, opacos, maltratados e sem vida.

Usar o tipo de óleo vegetal adequado ao problema trará  benefícios incríveis como: hidratar, nutrir, brilhar, suavizar, eliminar a caspa, fazê-lo crescer. Para não mencionar que eles não contêm produtos sintéticos que possam causar danos ao seu corpo, e que você tem uma quantidade enorme para escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Todos os óleos são iguais?

Definitivamente Não. Cada tipo de óleo é usado para diferentes tipos de cabelos com diferentes problemas.

Embora tenham propriedades muito semelhantes, uns possuem certo tipo de propriedades que você precisa para seu cabelo que outros tipos de óleos carecem e assim vice versa.  Por exemplo, o óleo de avelã tem uma propriedade que protege o cabelo dos raios solares, e o coco tem muitas propriedades que o beneficiarão em hidratá-lo e revitalizá-lo.

Isto significa que, sabendo que são diferentes e com diferentes benefícios, você deve saber bem a diferença entre eles e escolher o mais adequado para o tipo de problema que seu cabelo pede, porque se caso faça a escolha errada pode piorar a sua condição.

Os melhores óleos vegetais para o cabelo seco / danificados / crespos

mulher com cabelo seco

1. Óleo de coco  –  eficiência rápida

O óleo de coco é um dos mais poderosos do mundo.  É muito nutritivo e é considerado o óleo SOS para cabelos castigados porque penetra muito rapidamente na fibra e repara o cabelo instantaneamente.

O óleo de coco é rico em vitamina E e outros nutrientes, e seu cabelo pode absorver todos eles. O resultado será um cabelo mais forte, mais brilhante, mais saudável. Ele também contém ácido láurico e cáprico, que tem incríveis poderes anti-microbianos – o que significa que vai deixar seu cabelo e couro cabeludo mais saudáveis e prevenir a caspa, coceira e infecções.

2. Óleo de Amêndoa  doce –  Mantém a hidratação

O óleo de amêndoa doce forma uma película em volta da fibra capilar e com isso retém a água no seu interior (na medula capilar) e fornece o sebo que falta nos cabelos. Além disso é rico em agentes hidratantes,  trata o ressecamento e evita a desidratação para que seu cabelo mantenha a maciez e a vitalidade por muito tempo.

3. Manteiga de karité  – Para cabelos muito secos

Cheio de vitaminas A e E, juntamente com ácidos graxos essenciais, a manteiga de karité tem propriedades emolientes.

Alguns desses ingredientes, como o alto teor de ácidos graxos na manteiga de karité,  ajudam a adicionar umidade ao cabelo. Isso pode reduzir o ressecamento e evitar pontas duplas. Ácidos graxos também ajudam a aumentar o brilho e reduzir o frizz do seu cabelo. Também pode ajudar a proteger os cabelo dos danos provocados pelo calor causados por chapinhas e secadores de cabelo.

4. Óleo de Oliva  Extra Virgem – eficiente e acessível 

O mesmo óleo que você provavelmente usa para cozinhar e temperar saladas pode ser usado como um tratamento hidratante profundo e para promover o crescimento do cabelo. Massagear seu couro cabeludo com óleo de oliva irá promover a saúde do couro cabeludo, deixando os fios mais suaves com facilidade de manejar. Adiciona brilho, trata as pontas duplas e ajuda no combate a caspa.

5. óleo de Rícino

Regenera e reidrata cabelos secos, danificados por descolorações e permanentes. Para isso, o óleo de mamona é aplicado em Shampoo ou máscaras capilares. É usado para suavizar cabelos grossos ou crespos.

6 . Óleo de Argan

Não só proporciona hidratação aos cabelos, mas também um brilho saudável e luminoso. A capacidade do óleo de Argán de nutrir e hidratar o cabelo significa que é especialmente benéfico para cabelos danificados ou crespos.

Possui longa lista de ingredientes benéficos e antioxidantes, como vitamina E, ácido ferúlico e ácidos graxos. Isso lhe dá um duplo impulso de ser um ingrediente profundamente nutritivo (e, portanto, um potente hidratante capilar) e um protetor, já que os antioxidantes são sua primeira linha de defesa contra agressores, como os raios UV e a poluição.

7. óleo de abacate

Rico em vitamina E, fortalece o cabelo para evitar a quebra e combate as pontas duplas. É mais leve que o óleo de oliva e vai ser absorvido na cutícula capilar sem pesar o cabelo.

O óleo de Abacate age como um filtro solar natural e também vai estimular a cura do couro cabeludo quando existe alguma queimadura solar.

8.  Óleo de Macadâmia

Ideal para cabelos extremamente secos ou danificados.
O óleo obtido de “nozes” tendem a ser os mais intensos, e a macadâmia é uma das mais ricas disponíveis.

Quer fazer um shampoo solido que seja super eficiente para o seu tipo de cabelo?  Veja aqui !


Os melhores óleos para crescimento e força capilar

mulher puxando o cabelo forte

1. Óleo de Rícino ( mamona) 

O óleo de mamona é perfeito para o crescimento dos cabelos. É conhecido pela sua rápida penetração. Funciona em cabelos secos, sem vitalidade, frágil e quebradiço.

2. Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva é o óleo mais adequado para o crescimento do cabelo. Reestrutura e repara o seu couro cabeludo para um cabelo saudável dia após dia. Ideal para cabelos crespos e encaracolados, o óleo de semente de uva repara pontas de cabelos secas, quebradiços e danificadas. É recomendado para afros, crespo e encaracolado, uma vez que penetra bem no interior do fio capilar.

3. Óleo de Oliva

Entre os cuidados naturais, o óleo de oliva é um dos mais utilizados para promover o crescimento capilar e muitas  vezes considerado “o melhor” para o crescimento dos cabelos.

4. Manteiga de manga

Utilizada no cabelo, a Manteiga de Manga sela a umidade e reduz a quebra e a queda de cabelo, fortalecendo os folículos capilares, encorajando assim o crescimento de pêlos mais fortes e saudáveis.

 


O melhor óleo para Cabelos Oleosos

jojoba e oleo de jojoba

1. Óleo de Jojoba 

Sem dúvida nenhuma esse é o melhor entre todos os óleos para se usar em cabelos com excesso de oleosidade.

O óleo de jojoba, tem a mesma estrutura que o sebo capilar. O sebo é um óleo natural produzido pela glândula sebácea para hidratar e proteger o cabelo.

O óleo de jojoba tem a capacidade de regular a produção de sebo para que a hidratação do cabelo fique completamente equilibrada, ou seja, uma vez aplicado no couro cabeludo, o corpo não produz nem muito pouco ou nem muito sebo… por isso o óleo de jojoba é eficaz na luta contra o cabelo oleoso.

 


Os melhores óleos para pontas duplas

1. Óleo De Amêndoa Doce

No Ayurveda Indiano, recomenda-se o uso de óleo de amêndoa doce quando se trata de selar as pontas duplas. É super rico em Vitamina E, que repara os cabelos danificados, ao mesmo tempo em que os hidrata.

2. Óleo de Abacate

O óleo de abacate está repleto de gorduras nutritivas e lubrificantes como o  ácido oleico.  Definitivamente  reabastece a umidade do cabelo sem vida e seco. Ele também contém uma boa quantidade  de vitamina E que mantém o cabelo hidratado, brilhante e ajuda a tratar as pontas duplas.

 


Os melhores óleos para a caspa

coco e oleo de coco

1. Óleo de coco

O óleo de coco não apenas previne e trata a caspa porque hidrata, mas também atinge a raiz do problema. 

A caspa pode ser causada por uma infecção “oculta” por fungos , e o ácido láurico que contém o óleo de coco funciona como um potente e natural agente antifúngico e antimicrobiano.

2. Óleo de gergelim

óleo de gergelim  ajuda a prevenir a calvície e a caspa. É muito oleoso, e é por isso que você deve usar para massagear todo o cabelo e couro cabeludo apenas em casos de cabelos secos. Este óleo é altamente antioxidante, rico em vitaminas e minerais, e tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anti-fúngicas.

3. Óleo de amêndoa

Considerado um dos melhores óleos para combater  a caspa. Repleto de antioxidantes, vitamina E, ácidos graxos e proteínas, também é rico em magnésio, o que ajudará a impulsionar o crescimento do cabelo e reduzir a quebra. Se você sofre de irritação no couro cabeludo este é um óleo excelente para reduzir a inflamação, vermelhidão e caspa.

veja aqui como você pode elaborar um shampoo sólido de acordo com as necessidades do seu cabelo.

 


Os melhores óleos para a proteção solar dos fios

1. Óleo de avelã

Devido à elevada quantidade de vitamina “E”, considerada como essencial para uma boa saúde dos cabelos, combate os efeitos maléficos dos radicais livres e apresenta propriedade de filtrar os raios solares. Protege a cor do cabelo evitando que seja oxidada e também mantem a cor de cabelos tingidos por mais tempo. 

2. Óleo de Argán

Os raios UV nocivos do sol não só danificam a pele, como também causam danos ao cabelo. A vitamina E no óleo de Argán faz uma camada protetora sobre os fios e ajuda a isolar o cabelo e protegê-lo destes raios.

ATENÇÃO: Nunca passe quantidades grandes desses óleos diretamente nos cabelos. Eles só serão eficientes dentro de produtos elaborados especificamente para esse fim ou algumas gotas para acabamento.  Passar qualquer tipo de óleo, inclusive estes, diretamente nos fios e ir para o sol, pode causar queimadura total dos fios.  

obs: Este é um artigo básico sobre a eficiência dos óleos sobre os cabelos. Levar em conta que somente o óleo de coco está comprovado cientificamente da sua eficiência em penetrar e nutrir os fios capilares e  sobre os outros óleos são dados empíricos apesar de que parece, que agora, os cientistas da Unilever podem ter novas pesquisas mostrando que outros óleos funcionam de maneira semelhante.

  

 Se você conhece algum outro tipo de óleo que não esteja citado acima, ponha nos comentários abaixo para que eu possa acrescentar na lista.

2 comentários em “Os melhores óleos vegetais para o cabelo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima