A ucuuba é uma árvore de rápido crescimento encontrada na Floresta Amazônica Brasileira. Como essas árvores podem crescer até três metros em apenas dois anos, a manteiga de ucuuba é um produto altamente sustentável.
Ucuuba é uma árvore nativa das várzeas encontradas em toda a região amazônica, estendendo-se até os estados do Maranhão e Pernambuco. O nome indígena da árvore significa gordura (ucu) e árvore (uba).
A manteiga natural não refinada das sementes desta árvore é tipicamente de cor castanho claro a escuro e tem um odor natural que lembra a noz moscada. Como a manteiga de cacau, a manteiga de ucuuba é sólida à temperatura ambiente. No entanto, tem um ponto de fusão um pouco mais alto de 50° -53ºC, enquanto a manteiga de cacau derrete entre 33 ° – 37 ° C. Da mesma forma que a manteiga de cacau, o ucuuba é um ótimo ingrediente para sabonetes caseiros, produtos capilares e fórmulas para cremes de cuidados com a pele.
Benefícios da manteiga de ucuuba nos cuidados com a pele
A manteiga de Ucuuba é ultra rica em ácido láurico, mirístico e palmítico – crucial no desenvolvimento de células saudáveis, regulação do sistema imunológico e manutenção de pele e cabelos saudáveis.
A manteiga de ucuuba também é rica em vitamina A (retinol) e C e em ácidos graxos insaturados. Estes componentes podem ajudar a reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, bem como repor e reverter os danos da pele. Os ácidos graxos também tornam essa manteiga útil para prevenir danos aos cabelos causados pelos radicais livres, ajudam a melhorar o brilho e a elasticidade do cabelo (levando a uma quebra menor) e ajudam a manter o cabelo hidratado por mais tempo.
A manteiga de ucuuba possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e é usada em fórmulas para tratar acne, eczema , pele seca ou irritada.
Propriedades
- Ultra rico em ácido láurico, mirístico e palmítico
- Rico em vitaminas A e C
- Propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas
- Propriedades curativas
- Melhora o brilho e elasticidade no cabelo
Aplicações
- Produtos antienvelhecimento
- esfoliantes corporais
- Produtos capilares
- Pomadas , unguentos
- Batons e protetores labiais
Obs: Manteiga de ucuuba é uma manteiga muito dura e é necessário ser misturada com outras manteigas mais macias ou óleos para ter uma aplicação mais fácil.
Ideias
- Sabonetes para condicionamento da pele
- Pomada ou protetor labial
- Pomadas calmantes
- Shampoo sólido
- Pode ser usado como um substituto vegano para a cera de abelha.
Dados Gerais
INCI: Virola sebifera seed butter
Valor de iodo: 12-15 gr I2 / 100 gr
Valor de saponificação: 220-230 mg KOH / gr
Ponto de fusão: 53 oC
Método de extração: prensagem a frio das sementes com alto teor de gordura (60-70%).
Cor: Tem uma cor marrom claro (caramelo) com manchas douradas.
Aroma: Denso e quente de cera de abelha
Aparência: manteiga muito dura
Composição dos acidos graxos
Ácido mirístico (C14: 0) – 74,0%
Ácido láurico (C12: 0) – 18,0%
Ácido palmítico (C16: 0) – 8,0%
curiosidade
Na medicina doméstica e local, tem sido bem sucedido no tratamento de reumatismo, artrite, cólicas, úlceras e hemorróidas. A manteiga de ucuuba, que é amarelada e dura, pode ser usada em combinação com outros ingredientes para a produção de velas e é um substituto para a parafina, que é feita com petróleo.