As rosas podem oferecer inúmeros benefícios e propriedades ao nosso corpo, pele e espírito e todas estas maravilhas você pode ver neste artigo aqui.
E com tantos beneficios assim é impossível não fazer um sabonete de rosas.
Este maravilhoso sabão foi elaborado com ingrediente simples mas de excelente qualidade:
O óleo de oliva, como óleo base, que vai dar o condicionamento cutâneo junto com a cremosidade da manteiga de karité que além de nutrir á pele vai dar dureza na barra. O óleo de babaçu e rícino vão proporcionar uma espuma espessa com muitas bolhas e o extrato de rosas vermelhas que tem propriedades regeneradora da pele e curativas ( antibacteriana, antiinflamatória e antioxidante)
Abaixo deixo uma fórmula de um sabonete de rosas, não de todo natural (usei a mica rosa para dar cor) mas com ingredientes de excelentes qualidades, fácil de encontrar e acessível a todos.
Fórmula:
Os óleos estão em porcentagem para você poder fazer a quantidade que desejar.
- 50% óleo de oliva
- 24% óleo de babaçu
- 11% manteiga de karaté
- 10% óleo de rícino
- 5% extrato oleoso de rosas vermelhas ( feito com óleo de girasol)
Aditivos :
- 2 colheres de chá de mica rosa
- 5% OE de palmarosa e Gerânio ( opcional)
- 1% de vitamina E (antioxidante)
- 0,5% de óleo Resina de Alecrim (antioxidante)
- pétalas de rosas secas sobre a massa
características
- superfat : 5%
- concentração da água : 30%
Observações e Dicas
⇒ AROMA:
Dar aroma a esse sabão de rosas pode ser um pouco problemático se quer um sabonete 100% natural. O OE de rosas é um dos mais caros que existem e utilizá-lo para elaborar um sabonete pode ser algo inalcançável para 99% da população mundial. É melhor deixar esse precioso líquido para fazer cremes corporais ou faciais que assim saberemos com certeza que vamos ter suas propriedades garantidas.
Outra idéia é usar outros OE que podem substituir perfeitamente, como os que utilizei nesta fórmula, que sã0 os OE de palmarosa e OE de Gerânio que tem o aroma bem parecido ao de rosas devido a grande quantidade de geraniol, princípio ativo da planta e também são bem mais acessíveis.
Podemos usar também o extrato oleoso ou glicólico que com eles vamos obter um perfume bem suave e ligeiro a rosas diria que quase imperceptível.
Para quem gosta de aromas mais fortes a saída é usar as essencias sintéticas que são , algumas, excelentes mas seu sabonete não vai ter o certificado de 100% natural.
A decisão final é sua.
⇒ COR:
Quanto á cor, mesmo que seu extrato ou infusão tenha uma cor granada forte ( rosas vermelhas claro! ) Essa cor não vai prevalecer e seu sabão vai se tornar branco depois da cura. Mesmo que faça seu sabonete substituindo o óleo base por esse extrato a cor não vai ficar rosa. Seu sabão pode ficar com uma tonalidade amarronzado clarinho. Isso acontece porque a cor se degrada com o contato agressivo com a base alcalina.
Para uma cor natural o ideal é adicionar argila rosa e para uma cor que não seja natural mais que seja forte, mais vibrante a mica ou corantes artificiais são a escolha correta.
Agora, o próximo passo é colocar a quantidade dos óleos que você quer na calculadora online para saber a quantidade exata de soda cáustica e água que deve inserir na fórmula.
Vista seu uniforme de proteção e Mãos á obra!!