Hoje vou compartilhar com vocês uma receita de sabão para barbear para dar de presentes aos amigos e familiares masculinos e que simplesmente vão adoram! Isso mesmo que vocês leram!! O sabão de barbear, a navalha e o famoso pincel estão de volta fazendo um enorme sucesso simplesmente pelo absurdo que está ficando o preço destas lâminas de barbear descartável e que não são nada ecológicos e totalmente inimiga do meio ambiente.
Este sabão para barbear dá uma espuma maravilhosa bastante densa e cremosa, deixa a pele muito suave e agradável e é perfeita para substituir qualquer tipo de creme de barbear sintético.
Características de um Sabão de Barbear
Um sabonete artesanal elaborado para o corpo não é o ideal para fazer a barba porque cada um tem objetivos diferentes. Pode até usar, mais está longe de ser o ideal, porque não irá produzir uma espuma adequada e nem vai dar o deslizamento desejado para que a lâmina deslize sobre a pele e corte o pêlo sem causar cortes indesejados na face.
Isso quer disser que: A fórmula de um sabão para barbear tem ingredientes e qualidades específicas para poder alcançar o objetivo que é fazer uma boa espuma que seja apta para cortar a barba com facilidade e suavidade.
Um sabão de barbear necessita uma grande quantidade de ácido esteárico ou de cera de soja que produz uma espuma densa, cremosa com pequenas bolhas e também necessita uma quantidade pequena de óleos insaturados para deixar uma ótima sensação de pele macia e hidratada pôs-barba.
Outro ingrediente muito importante numa fórmula de sabão para barbear é usar o Hidróxido de potássio (KOH) em combinação com a soda cáustica ( 60% – 40% ) para produzir um sabão bem mais solúvel em água no qual faz que com poucos movimentos do pincel se forma a espuma desejada.
Mas… nesta fórmula aqui, não usei a potassa porque não tinha no momento e também é um processo mais complicado calcular a porcentagens, de um e de outro, para a maioria dos que estão iniciando neste mundo da saboaria artesanal. Portanto, está não é a ” fórmula ideal ” de sabão para barbear que vou compartilhar, mas não deixa de ser excelente.
Por causa da grande quantidade de ácido esteárico na fórmula, sabão de barbear tem que ser feit0 no processo hot ( HP ) porque acelera o trace quase que imediatamente quando se mistura com a lixívia tornando uma pasta densa e muito difícil de manejar, no qual seria quase impossível elaborá-la no processo Cold.
Por favor certifique-se que você está familiarizado com esse método de fabricação de sabão antes de começar.
Fórmula
Escolhi óleos e manteigas que são super delicados e eficientes com a pele como óleo de Abacate, rícino e Karité. Não coloquei aroma porque o óleo de abacate, por ser completamente virgem, deixa um aroma delicioso e bem característico. Mas é totalmente opcional.
Acrescentei fios de seda e argila branca que dão um textura especial e suavidade ao produto, gera uma camada de proteção e ajuda no fator deslizante que facilita passar a lâmina sobre a pele evitando cortes e marcas na face.
Fórmula de Sabão de Barbear
- 25% de ácido esteárico
- 20% de óleo de coco
- 15% manteiga de Karaté
- 15% de óleo de ricino
- 25% óleo de oliva
- 5% óleo de abacate
colocar a quantidade dos óleos na calculadora para saber a quantidade de soda a usar mas não usar a quantidade de água.
- SUPERFAT de 4%
- 60% de água ( sobre o total dos óleos ) *
* vamos usar uma quantidade bem maior de água para facilitar o manuseio durante a elaboração. Sem esse acréscimo, seria quase impossível misturar os ingredientes adequadamente.
Aditivos
- 1 “pitada” de fios de seda
- 1 c/s de lactato de sódio ( para cada 1/2 k de massa)
- 1 c/s de argila branca
- 5% de qualquer fragrância ( opcional. Eu não coloquei nesta fórmula)
Procedimento
Vamos fazer este sabão de barbear no PROCESSO HOT. Por favor, MUITO IMPORTANTE que você esteja familiarizado com esse método de fabricação de sabão antes de começar.
1- Reunir todo o material e pesar .
2- juntar todos os óleos e manteigas e colocar na panela ou Crockpot ( panela de cozimento lento) para que derretam.
3- Enquanto derrete os óleos, fazer a mistura da soda com a água. ( lembre-se que a quantidade de água vai ser muito superior ao que foi determinado na calculadora).
4- Deixar esfriar a lixívia e adicionar o lactato de sódio.
5- assim que os óleos/manteigas derreterem, separar um pouco deste óleo derretido e, em outro recipiente, dissolver a argila branca muito bem e agregar aos óleos novamente. Adicionar um “pitada” de fios de seda e Misturar bem.
6 – Muito devagar agregar a lixívia. Aqui tem que ser devagar MESMO porque dependendo da temperatura dos óleos a massa pode subir em 1 /1000 de segundo e derramar da panela….. e isso é algo que não queremos definitivamente!! Por isso verter a lixívia bem devagar é realmente crucial!
Neste momento os óleos derretidos vão se tornar, imediatamente, em uma massa densa e é hora de bater continuamente até que se torne maleável novamente e atingir o Trace.
7- quando atinge o trace é o momento de tampar a Panela ( ou crockpot) e deixar cozinhando por volta de 1 hora . Misturar cada 20 minutos .
8- Depois de 1 hora averiguar se a saponificação está completa. Faça o teste ZAP (ou com fitas de tornassol) e caso ocorrer o ZAP , deixe cozinhar um pouco mais. Quando já não der o ZAP, é hora de retirar do aquecimento.
9- Colocar no molde e deixar por 12 horas.
10- Cortar e deixar secar por 2 a 4 dias. Quanto mais tempo deixar secar melhor vai ficando em relação a espuma e persistencia.
Espuma
A melhor maneira de Retirar a espuma deste sabão é colocar dentro de um bowl e ir esfregando o pincel de barbear. Com uns 15 segundos de fricção vai sair uma espuma maravilhosamente grossa, densa e cremosa comparada aos cremes de barbear.
observações
- O ácido esteárico junto com o óleo de rícino são os ingredientes mais recomendados para usar numa fórmula de creme de barbear em alta porcentagem porque favorece que as bolhas se juntem e forme uma espuma densa e cremosa no qual favorece e muito fazer a barba.
- A argila bentonita é considerada a melhor porque é a que mais permite o deslizamento da lâmina na face do que as outras argilas. Mas a argila branca ( caulim) também funciona muito bem, caso não tenha ou não encontre a bentonita. Inclusive até prefiro o caulim em relação a aparência porque deixa o sabão branco e a bentonita deixa o sabão cinza. Mas isso tudo é questão de preferências individuais.
- Os fios de seda também dão uma maior suavidade e delicadeza deixando com uma textura bem especial ao produto final .
- O lactato de sódio vai contribuir, neste processo, fazer que a massa fique bem mais fluída deixando muito mais fácil manusear durante a elaboração, aumenta a cremosidade da espuma e também é um umectante que ajuda a reter a umidade da pele.
- Se você quer fazer uma fórmula palma-free ou vegana é só substituir o ácido esteárico por cera de soja e retirar os fios de seda.
- Se gostou deste tutorial esteja completamente a vontade em compartilhar.