Então…você encontrou uma fórmula que adorou e quer muito experimentar e quer fazer de todas maneiras mas não tem um dos óleos mencionados ou simplesmente não quer usá-lo.
Será que você poderia substituir este óleo que você não tem por outro ? A resposta é : Depende do óleo mas a grande maioria pode ser sim substituído.
O ponto chave para a substituição de óleos é encontrar um óleo com propriedades semelhantes em termos de como ele vai atuar no sabão e aqui entra um dos mais prazeroso objetivo de se fazer o próprio sabão: Podemos alterar fórmulas e fazê-las de acordo com a nossa preferência pessoal, de acordo com nossa filosofia de vida ( usar gorduras de origem animal ou não ) ou usar óleos que temos em mãos.
1º – O primeiro passo para substituir um óleo é indentificar se este tem a mesma consistência que o original a temperatura ambiente. Isto é, se este é um óleo duro ou um óleo líquido. No geral temos que substituir um óleo duro por outro óleo duro e um óleo líquido por outro óleo líquido. Essa regra é para manter o equilibrio entre eles.
2º – O segundo passo é saber QUAIS AS PROPRIEDADES que este óleo que você está retirando
da fórmula original, vai dar ao sabão: Dureza? limpeza? condicionamento? espuma?? Se, por exemplo, este óleo que vai retirar vai dar propriedades de limpeza…então, você terá que substituir por outro óleo que também vai dar esta mesma propriedade de limpeza ao sabão .
– Selecionar óleos que vão dar a mesma qualidade ao sabão vai ajudar a manter as mesmas propriedades da fórmula original.
Mas leve em conta que mesmo que os óleos tenha características similares, temos que respeitar a quantidade recomendada de uso para cada tipo de óleo.
Ex: O óleo de coco pode ser usado até 30% da quantidade de óleos e as manteigas, não devem ultrapassar os 15%. Portanto isso também é muito importante levar em consideração.
Claro que estas regras não são completamente rígidas. Se você já tem familiaridade com o processo cold e quer obter uma barra de sabão mais suave, então você pode substituir um óleo duro por um óleo liquido. Tudo depende da sua experiência e conhecimento das propriedades que cada óleo pode te oferecer e como ele vai atuar no decorrer do processo.
Substituir um Óleo e Muda Tudo
Quando você substitui um dos óleos de uma fórmula, você não vai, somente, tirar um, por o outro e ponto final. Essa substituição vai fazer uma mudança na QUANTIDADE de soda cáustica que você deve inserir nesta nova receita. Cada óleo tem um índice de saponificação (SAP) diferente e a quantidade de soda cáustica necessária para a fórmula depende deste valor, então é extremamente necessário colocar a quantidade de óleos, outra vez na calculadora online, para saber exatamente a quantidade de soda cáustica ( ou potassa) que você deve adicionar na sua nova fórmula.
Alguns Exemplos
Óleo de palmiste – O óleo de palmiste vai aportar espuma e dureza ao sabão. Se você não tem este
óleo, pode substituí-lo pelo óleo de coco ou óleo de babaçu. estes óleos são excelentes em espuma e
também aportam dureza ao sabão. Também pode substituir pelo óleo de palma mas este vai aportar
somente dureza a sua barra, caso queira que seu sabão tenha mais espuma, combinar o óleo de palma
com o de coco é uma excelente escolha.
Óleo de oliva ( azeite) – O óleo de oliva é um dos únicos óleos líquidos que não tem outro que possa substituí-lo totalmente. É o unico óleo líquido que pode ser usado 100% em uma fórmula dando dureza, cremosidade e condicionamento.
O famoso castilha!! 100% oliva. Caso você queira substituir o óleo de oliva de uma fórmula, o óleo de Canola é uma excelente opção . O óleo de girassol, de amêndoa doce, de abacate, de semente de uva ou o óleo de farelo de arroz são boas opções também.
Praticamente todos o óleo que seja rico em ácidos graxos oléico pode substituir o de oliva, mas terá que aumentar a porcentagem de óleos duros na sua fórmula se não terá uma barra de sabão mais mole.
O óleo de palma – o óleo de palma vai dar dureza ao sabão e junto ao óleo de coco dá uma excelente espuma. Para substituir este óleo temos que encontrar um óleo que tenha grande quantidade de palmitico e de estearico na sua composição. A gordura de vaca ( sebo ) é a mais similar para uma substituição.
O sebo vai dar firmeza e uma espuma bem cremosa. Caso você não queira usar gordura animal outra opção é substituir por alguma manteiga dura tipo manteiga de cacau, manteiga de karité, manteiga de manga ou até mesmo o óleo de palmiste que vai aportar dureza a sua barra de sabão lembrando que o recomendado da quantidade de uso destas manteigas é não ultrapassar os 15% do total dos óleo.
Óleo de ricino ( mamona) – Este não tem substituição. E o único óleo que possui os ácidos graxos ricinoleico (90% ). insubstituível!!
Substituíndo na Prática
Sabonete de Camomila. ☺
- Água 30% de concentração e superfat 5%
- óleo de canola – 200 grs. (40%)
- óleo de palma – 125 grs. (25%)
- óleo de palmiste – 125 grs (25%)
- óleo de Ricino – 50 grs. (10%)
- fragrância de camomila – 28 grs. ( opcional )
- vitamina E – 7 grs.
- soda cáustica ( NaOH) – 69 grs.
- infusão de camomila – 150 grs.
Nesta fórmula, temos o óleo de palma e palmiste que vão dar dureza e espuma ao sabonete. O óleo de ricino vai dar a espuma uma cremosidade excelente . O óleo de canola por ter ácido graxo oléico, vai aportar hidratação e condicionamento na barra.
Se quer substituir o óleo de palma, pode optar pelo óleo de coco que além de dar dureza e limpeza na barra, vai aportar mais espuma a este sabão .
Fórmula com substituição (1)
• óleo de canola – 200 grs.( 40%)
• óleo de palmiste -125 grs. (25%)
• óleo de coco – 125 grs ( 25% )
• óleo de Ricino – 50 grs. (10%)
• fragrância de camomila ( opcional ) – 28 grs.
• vitamina E – 7 grs.
• soda cáustica ( NaOH) – 73 grs.
• infusão de camomila – 150 grs.
obs: Nesta substituição, a barra vai ficar com um grande poder de limpeza porque temos o óleo de coco e palmiste juntos …para algumas peles sensíveis ou muito seca isto pode ser ruim…. então para amenizar esse excesso de poder de limpeza, podemos substituir o óleo de palma por dois diferentes : a manteiga de cacau e óleo de coco. Então ficaria como a fórmula 2
Fórmula com substituição (2)
- óleo de canola – 200 grs. (40%)
- manteiga de cacau – 75grs (15% )
- oleo de coco – 50grs (10%)
- óleo de palmiste – 125 grs (25%)
- óleo de Ricino – 50 grs. (10%)
- fragrância de camomila ( opcional ) – 28 grs.
- vitamina E – 7 grs.
- soda cáustica ( NaOH) – 70 grs.
- infusão de camomila – 150 grs.
obs: Essa substituição fica muito melhor o equilibrio das propriedades e o sabão não vai ressecar a pele pelo alto poder de limpeza do óleo de coco + óleo de palmiste.
Fórmula com substituição (3)
Se você não se importa em usar gorduras animais, o sebo de vaca seria uma outra opção muito eficiente.
• óleo de canola – 200 grs. ( 40%)
• sebo de vaca – 125 grs. (25%)
• óleo de palmiste – 125 grs (25%)
• óleo de Ricino -50 grs. (10%)
• fragrância de camomila (opcional) – 28 grs.
• vitamina E – 7 grs.
• soda cáustica ( NaOH) – 69 grs.
• infusão de camomila – 150 grs.
Conclusão:
Substituir parece fácil, mas temos que levar em conta detalhes que podem fazer a diferença
em um resultado final. Quando existe uma fórmula pronta, essa fórmula tem propósitos determinados e
o ideal é manter sempre as mesmas propriedades da fórmula original . Substituir varios óleos em uma mesma fórmula é fazer uma fórmula nova e não uma substituição.
Repare que para cada substituição o valor da soda cáustica muda por causa dos diferentes índices de saponificação (SAP).
Portanto é muito importante sempre refazer os cálculos na calculadora online, quando se substitui um óleo , para saber a quantidade exata de soda cáustica.
Alguns óleos e possíveis substitutos
- Abacate – óleo de oliva; óleo de amêndoa doce
- Amêndoa doce – óleo de avelã; óleo de girassol; óleo de macadâmia; óleo de farinha de arroz; de oliva
- Amendoín – óleo de oliva; de canola; de girassol
- Avelã – óleo semente de uva; de cânhamo; de oliva
- Canola – óleo de oliva; de farinha de arroz
- Cártamo – óleo de canola; de girassol
- Coco – óleo de palmiste; de babaçú
- Canhamo – Óleo de abacate; de avelã
- Farelo de arroz – óleo de oliva; de Canola
- Girassol – óleo de oliva
- Mamona (ricino) – Nenhum substituto
- Milho – óleo de soja; óleo semente de uva
- Oliva – óleo de canola, óleo de farelo de arroz
- Palma – manteiga de cacau; manteiga de karité; óleo de coco; óleo de palmiste; sebo; banha de porco
- Palmiste – óleo de coco; de babaçú
- Semente de uva – óleo de oliva; avelã; girassol
- Soja – semente de uva; óleo de milho
- Jojoba – muito dificil ser substituido porque é uma cera com propriedades únicas.
- Manteiga de cacau – cera de abelha; manteiga de karité, óleo de palmiste
- Manteiga de Karite – Manteiga de Abacate; manteiga de manga
- Manteiga de abacate – manteiga de karité; manteiga de manga
- Manteiga de manga – Manteiga Abacate; Manteiga de Karité
Se voce é novo nesta arte de fazer seu proprios sabões artesanais, eu te recomendo fortemente que leia o GUIA COMPLETO . Este Guia te vai mostrar o passo a passo dos 4 métodos mais usados para se fazer uma barra de sabonete, a partir do zero, totalmente personalizada de acordo com o que você realmente quer .
Gostaria de saber se você já fez alguma substituição de óleos. Deixe seu comentário abaixo e nos conte como foi o resultato.