O que é
No mundo da cosmética, a essência é um composto químico que tem um cheiro ou odor. Este composto químico é uma mistura de vários componentes aromáticos que são totalmente sintéticas, artificiais. Isto é, produzidas em laboratório.
Como é elaborada
Para conseguir elaborar uma essência artificial, os profissionais da química, pegam os óleos essenciais das plantas ( os verdadeiros e naturais) e realizam vários processos de separação para saber exatamente os componentes deste óleos essencial ( alguns óleos podem obter mais de 30 substâncias diferentes). Uma vez identificados os componentes, é possível fabricar a essência artificial que é geralmente mais barato e muitas vezes, mais fácil de achar. Além disso, com estes componentes, separadamente, podem desenvolver novas fórmulas que originam novos aromas.
Estas essências artificiais são praticamente idênticas ás “essências” verdadeiras e naturais, mas ressaltando que são todos os elementos elaborados em laboratórios.
Para conseguir que este olor dure por longa data é inseridos fixadores artificiais e colorantes sintéticos para dar uma cor característica a cada tipo de fragrância.
O que elas fazem
De acordo com pesquisas, existem mais de 5000 tipos de essências químicas, em inúmeras combinações, que são adicionados em produtos de todos os tipos para dar um cheiro mais agradável e gerar uma maior atração. Às vezes adiciona uma sensação de luxo ou de personalidade ao produto e outras vezes eles são usados para criar um aroma mais “natural”. Mas também eles são usados para encobrir um mau cheiro.
Como a essência é um fator que faz vender mais, os fabricantes sabem muito bem disso e cada vez podemos notar que estas fragrâncias não estão somente na cosmética e produtos de limpeza e higiene, eles também são encontrados em bens duráveis como tecidos, velas, saco de lixo, fraldas, brinquedos e muitos outros.
O que devemos saber
Quando compramos uma essência você pode notar que não existe rótulo com os ingredientes. Isso acontece porque as fragrâncias são denominadas como sendo fórmulas de “segredo comercial” e se algum produto tem uma essência o simples fato do fabricante colocar fragrância ou perfume já é suficiente diante das leis.
De acordo com a AAD ( Academia Americana de Dermatologia) as fragrâncias são responsáveis pela maioria das dermatites e estudos descobriram vários produtos químicos tóxicos e de risco embutidos dentro de algumas fragrâncias… isso não quer dizer que se você usar uma fragrância vai ter dermatites ou vai se intoxicar , mas pode acontecer!
Portanto, você decide se quer comprar ou não algo que contenha “fragrâncias” ou “perfum” como sendo um dos ingredientes deste produto.