Seu Sabonete Está com pH Elevado – Faça Sabão em pó –

Algumas vezes acontece que quando elaboramos nossos sabonetes, por algum motivo, a fórmula deu errada e quando medimos o pH do sabão, o resultado é  acima de 12 .

É  muito chato, triste e decepcionante  não poder usar esse sabão porque com certeza não é adequado para usar no corpo mas você pode perfeitamente reaproveita-lo e fazer um excelente sabão em pó para lavar as roupas.  E digo excelente MESMO!!!!  A única ressalva é que esse sabão não pode ter um SE ( sobre engorduramento) superior a 3% porque, se não, o excesso de óleo pode oxidar ( rançar) e a roupa  ficar com um cheiro desagradável.

Esta receita de sabão em pó requer apenas 3 ingredientes simples e  leva apenas alguns minutos para fazer.

Ingredientes :

Copia de ingredientes

  •  sabão em barra
  •  bicarbonato de sódio
  • carbonato de sódio ( barrilha leve)

Procedimento:

1- Ralar o sabão em barra na parte fina. Pode usar o ralador, ou o processador.

ralar o sabão

grupo ralar

2 – Em um recipiente, colocar:

mistura

  •  2 partes deste sabão ralado
  • 2 partes de bicarbonato de sódio
  • 1 parte de carbonato de sódio

3 – Misturar tudo muito bem e colocar a sua fragrância preferida.

finalizar

4 – Feito!!  Seu sabão em pó está feito e pronto para usar. É só armazenar em um vidro hermeticamente fechado para evitar a umidade.

feito

Modo de Usar

Essa receita é muito eficiente . Você pode usar de 2 a 3 colheres de sopa para cada máquina cheia de 7 quilos de roupa mas eu recomendo que você faça o  seu próprio teste em uma pequena quantidade de roupa para saber qual a melhor quantidade para você. Cada casa tem seus costumes e cada casa a sujeira da roupa  é diferente.

Propriedades de cada ingrediente:

Sabão natural : de acordo com a fórmula que foi feito, tem um excelente poder de limpeza, é biodegradável e amigo do meio ambiente

Bicarbonato de sódio : neutraliza o cheiro e dá uma frescura na roupa. Pode ser substituído pelo boráx que é mais eficiente na remoção de manchas. Mas o bórax  tem uma fama de  causar alergias em algumas pessoas, portanto  o importante é sempre testar antes de adicionar na sua receita.

Carbonato de sódio:  Pode ser encontrado com o nome de “barrilha Leve” nas lojas que vendem produtos de limpeza para piscina. É um ingrediente muito comum e está presente na maioria dos sabões em pó vendido comercialmente. É um removedor de manchas e também age como  fixador da cor para alguns determinados  tecidos. Excelente produto e não deve faltar nunca na sua fórmula de sabão em pó.

Esse artigo foi útil para você? Deixe a qui um comentário…e se você tem alguma outra fórmula de sabão em pó, compartilhe sua experiência.

Se você prefere ver o tutorial em vídeo, é só clicar abaixo.

 

5 comentários em “Seu Sabonete Está com pH Elevado – Faça Sabão em pó –”

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      O sabonete artesanal feito no processo hot e no processo cold é sempre alcalino. Impossível ficar ácido.

  1. Excelente! Mas a proporção é por volume e não por Gr ? Tem muita diferença do bórax para o bicarbonato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima