INULINA VEGETAL
INCI: Inulin
Propriedades: umectante e hidratante para a pele e cabelos
Extração da Inulina
Originalmente 100% vegetal, a Inulina vegetal é um polissacarídeo de frutose, isto é, uma cadeia de açúcares do tipo frutose contidos neles.
Presente nas raízes e nos rizomas de muitas plantas, onde serve como reserva de energia. É encontrado especialmente em plantas da família Asteraceae, como chicória, alcachofra, bardana, cebola dálias mas também está presente em outros tipos de cereais e vegetais, como alho, cebola, trigo e aspargos.
Benefícios e função
Em cosméticos, os polissacarídeos são especialmente interessantes pelo seu poder considerado hidratante e umectante dando um efeito amaciante e calmante na pele e nos cabelos, além de atuar como um condicionador (não-iônico) de cabelo que suaviza a fibra capilar e facilita a desembaraçar os fios.
De fato, eles têm o poder de reter água e formar na superfície da pele ou do cabelo um filme aquoso, que manterá a hidratação e proporcionará um toque muito suave.
A inulina é particularmente interessante nos cuidados com os cabelos, onde seu efeito de suavizar permite que ela desempenhe um papel de condicionador natural.
Características Gerais da Inulina
solúvel em água
Insolúvel em óleo
Dosagem: 1 a 2% (do peso total da sua preparação)
Apresentação: pó branco fino com odor levemente ácido.
Sinónimo(s): ALANTIN; FRUTOSE; SYNANTHEDON; SINANTRINA
Em Quais Cosméticos usar
- Cremes e leites hidratantes
- Shampoos e produtos de banho
- Gel
- Máscara facial
Como Integrar a INULINA nas fórmulas
- Dissolver o pó de inulina em um pouco da água da fórmula
- Incorporar a inulina fria na ultima fase da formulação.
- Misturar para homogeneizar bem.
Conservação da Inulina
Este produto é sensível à umidade e ao calor. Mantenha este produto em sua embalagem original na geladeira. Feche o frasco cuidadosamente após cada uso.
Para uma ótima conservação do pó da Inulina, sempre feche o frasco corretamente e que fique hermeticamente fechado.