Existe sabonete sem Soda Cáustica?

Índice de conteúdo

Existem produtos que os vários fabricantes chamam de sabão  que não foram elaborados com soda cáustica … mas esse “produto” que supostamente chamam de sabão, na verdade não é um sabão e o nome correto deveria ser “um detergente”. Para ser um sabão ( verdadeiro)  necessita ingredientes que sejam saponificados e para isso se necessita uma base alcalina  que é a soda cáustica.

Portanto a resposta para – Existe sabão sem soda cáustica é definitivamente NÃO!

Você tem que ter uma substância cáustica para haver uma reação química e  transformar óleos em sabão.

Antigamente se usava as cinzas de madeira, o que é uma fonte mais natural com certeza. O problema é que é muito difícil conseguir um sabão elaborado com as cinzas com um PH padronizado. Cada madeira gera cinzas com pH diferente e controlar esse pH é praticamente impossível.  Tanto que, estes tipos de sabonetes, a moda antiga, tem uma fama de ser as vezes bem agressivos ( muito alcalino).

Massa de sabão não tem soda cáustica

A partir do momento que a soda cáustica (hidróxido de sódio para sabonetes em barras e hidróxido de potássio para sabonete líquido) cumpre o seu trabalho sobre os óleos e os transformou em sabão, então, com esta reação química, este ingrediente que é  a soda cáustica já não existirá mais no sabão formado.

Para entender melhor essa transformação é só pensar  em como um feto foi criado.  Se une um óvulo com um espermatozoide e com a reação química desta união se cria um FETO.  O Feto não tem nem espermatozoides e nem óvulos  presentes na sua composição é simplesmente OUTRO ELEMENTO.

Todos sabões são elaborados com uma base alcalina

Qualquer sabão/sabonete  verdadeiro que você comprar no mercado tem que ter sido feito com a soda cáustica (hidróxido de sódio ou potassio).

Repare na composição  da barra e se você ver palavras como “saponificada” … ou “tallowate sódio” … “cocoato de sódio” …ou “palmitato de sódio”  Isso significa que o sebo ou óleo de coco ou óleo de palma  foram transformados em sabão com o uso de hidróxido de sódio (soda cáustica) .

 Inclusive estas bases glicerinada que muita gente pensa que é glicerina pura e não é. É uma barra de sabão que tem uma pequena porcentagem de glicerina e que foi elaborada com soda cáustica.

“sódio” =  hidróxido de sódio = soda cáustica

escamas de soda cáustica

Agora,  se você encontrar algum “sabonete” que, através do rótulo da composição, você vê que não existe a soda cáustica mas tem vários ingredientes com nomes complicadíssimos, pode saber que não é um sabão e sim um detergente. Este produto foi elaborado com ingredientes sintéticos e na maioria das vezes são ingredientes bem agressivos para nossa pele. A Maioria deles só vai servir para lavar pratos ou para lavar sua roupa mas para a sua pele será um desastre deixando-a bem seca.

Mas, nos dias de hoje com a exigência de clientes cada vez mais informados, atualmente existem produtos com ingredientes sintéticos bem suaves e completamente aceitos na cosmética natural por ser gentis com nossa pele e cabelo e não afetar ao meio ambiente. Pode ter certeza que existe neste mundo da cosmética natural, ingredientes sintéticos bem mais suaves que muitos ingredientes naturais.

Manipular soda cáustica não é perigoso

Muitas pessoas ficam com o pé atrás quando vê que para fazer estes lindos sabonetes artesanais e naturais, temos que  usa a soda cáustica.

Alguns desistem de entrar nessa arte maravilhosa da saboaria artesanal e natural por medo de manusear este produto. Até certo ponto é compreensivo porque é um material bastante perigoso se for tratado com negligência….dirigir um carro também é muito perigoso se não respeitamos as leis de trânsito….  como tudo, se você tomar o devido cuidado com a soda cáustica e colocar as roupas de proteção, te digo que a possibilidade de acontecer algo mal ou algum  acidente é de 0,01%.

Sim! fazer sabonetes artesanais em casa é divertido, é fascinante é viciante e além do mais posso te garantir  que são 100% mais eficientes e mais suave que qualquer outro que você encontrar na prateleira do seu supermercado.

Entre nessa que você vai adorar!

Se você quer iniciar nesta jornada e fazer parte do nosso grupo veja AQUI o caminho mais curto.

A técnica mais usada hoje em dia para elaborar sabonetes artesanais é o PROCESSO COLD.  AQUI você pode aprender com todos os detalhes  essa técnica e fazer lindos sabonetes para qualquer tipo de pele.

Nossos cursos

shampoos-solidos-diversos-1-min

Curso Shampoo Sólido

Um Guia Completo para elaborar seus Shampoos Sólidos de uma Maneira totalmente natural, fácil e rápida. Neste guia, você vai encontrar o Passo a passo e a lista completa de aditivos específicos para cada tipo de cabelo.

cores sabonete

Guia Completo do Sabão Artesanal

Um Guia completo e super prático que vai  te ensinar a criar fórmulas e sabonetes nos diferentes 4 métodos mais usado atualmente.  

sabonete de lama de mar morto

Processo Cold na prática

É o método mais popular para se fazer um sabonete artesanal desde  o zero!  Você vai aprender tudo  o que é necessário para fabricar seus produtos totalmente naturais a partir das escolhas dos ingredientes corretos .

Posts Relacionados

Rolar para cima