Seu Sabonete é Apto Para Ser Usado?

O modo mais fácil de você ter certeza que o sabonete que você fez está completamente seguro para ser usado na pele é fazendo o teste e medindo o pH.

Atenção!!  Aqui digo que essa é a melhor maneira de saber se o sabonete é apto para ser usado e não que esse sabonete é bom para  todas as peles. …continue lendo que você saberá o porque. Como o sabão é feito através de uma reação química ( saponificação )  entre uma base alcalina com óleos é de se esperar que sempre haverá um residual de álcali no sabão  tornado-o por natureza alcalino.

Porque é importante medir o PH

ph2

 

Como o sabão é geralmente alcalino, ele remove uma “superfície ácida” da pele, tornando a pele inicialmente com uma sensação de limpeza e frescura. Mas… Uma super limpeza  não é bom, porque  esta “superfície ácida” faz  parte do mecanismo de defesa natural do corpo contra fungos ou ataque bacteriano

A maioria dos sabões, feito equilibradamente,   têm um nível de PH  entre 9 e 10. Sabonetes para o corpo tem um pH entre 8 e 10 pH, enquanto o sabão em pó pode ter um nível ainda mais elevado. O pH é determinado pelo equilíbrio entre a quantidade de um ácido (Hidrogênio)H+ com o alcalino OH-. Combinando esses dois elementos temos  H2O, a água, que é neutra quando está completamente pura.( Lembra da química?)

A escala do pH é medida  de 0 a 14 , Um pH inferior a 7, é considerado uma solução ácida , enquanto uma solução com um pH acima de 7 é considerada como  básico, ou alcalino

 

Ph 2

  • pH 4 é bastante ácido ( átomos de hidrogênio em abundância / disponíveis)
  • pH 5,5 é uma pele normal, (causado por uma combinação de suor e o sebo superficial.
  • pH 6 é ligeiramente ácido (alguns hidrogénios livres)
  • pH 7 é neutro: componentes ácidos e alcalinos em equilíbrio
  • pH 10 é bastante alcalina (oposto ao ácido).

Essa  medição do pH é logarítmica, isso significa que para cada variação de 1 unidade existe uma alteração de 10 vezes no número de átomos de hidrogênio presente.

  •   pH 8 é dez vezes mais alcalino do que um pH 7 ;
  •  pH 9 é dez vezes mais alcalino que pH 8  e cem vezes mais alcalino que pH 7
  •  pH 10 é dez vezes mais alcalino do que um pH 9 ;  cem vezes mais alcalino que pH 8  e  1000 mais  alcalino que pH 7 (10 x 10 x 10 = 1000).

 Para ter uma ideia:

  • pH 0 – ácido clorídrico
  • pH 2 – suco de limão
  • pH 7 – água
  • pH 9 – bicarbonato de sódio
  • pH 10 – leite de magnésia
  • pH 14 – lixivia

Em geral um sabonete em equilíbrio apto para uso corporal está com um pH entre 8 e 10 pH . Sabão com um pH elevado (acima de 10)  demonstra um sabonete com alta concentração de base alcalina ( muita soda cáustica) e pode ser bastante “forte”  para a pele portanto não é nada recomendado ( mesmo que tenha sido feito com produtos naturais ) .

Maneiras de Como Medir o pH do Seu Sabonete

Tira indicadora de pH : Você pode testar o sabão de muitas maneiras. A forma mais popular é a utilização de uma tira de teste de pH ( indicador de pH)  especifica para isso . Esse  papel de pH tem que ser submergido numa  solução de água misturada com um pedacinho do sabão que você quer verificar. Infelizmente, existem algumas tiras que não são tão precisas e vão mostrar um nível mais baixo do que  realmente é…certifique-se de comprar umas tiras de PH  de  procedência idônea na qual você possa confiar nos resultados . Veja aqui como fazer este teste corretamente.

Pode também utilizar fenolftaleína, é um líquido que pode ser aplicado, gota a gota no sabão e fica rosa quando toca uma base ( álcali) . Quanto mais escuro o tom de rosa, maior a leitura de PH. Você não terá um valor exato do pH, mas você vai ser capaz de dizer, de forma rápida e fácil em qual nível seu sabão esta na escala de PH.

teste fenol

Para utilizar a fenolftaleína, espere até que seu sabão tenha tido tempo de curar completamente (6-8 semanas para o sabão feito no Cold Processo). Corte a barra de sabão e coloque uma ou duas gotas de fenolftaleína na borda do corte de modo que você estará testando o “interior” da barra. Aguarde até que a cor das gotas a se estabilizar, e compare com a tabela abaixo.

Se for rosa claro ou quase transparente, seu sabão é seguro para uso. Se ele for mais escuro, pense antes de usar!!  Os tons mais escuros de rosa indicam que o sabão é perigosamente alto  em soda cáustica, e não deve ser usado, mas…. tudo se recicla e você pode pica-lo novamente e repetir o processo no método Rebaching .

Teste da língua:  conhecido como teste “ZAP”  – Esse é o método mais tradicional entre os fabricantes de sabão. Alguns testam o sabão encostando uma pequena quantidade da barra na ponta da língua, para ver se sente um pequeno choque, uma sensação de pequena descarga elétrica e se isso acontece  significa que o sabão não está seguro para ser utilizado, mas este método não é muito seguro nem saudável  e não é recomendado se você é iniciante nesta arte. Somente fabricantes altamente experientes usam este método… Para usar este método espere também o tempo de cura que é de 6 a 8 semana.

suco de repolho roxo: este é um teste que podemos dizer “caseiro”. A água que foi usada para cozinhar o repolho é usada para medir o ph. Colacando um pequeno pedaço do sabão a ser analisado nesta água vai dar uma cor  característica ao nível do pH.

repolho roxo

Como Você Pode Saber se um Determinado Sabonete é Bom?

O pH de sabão deve ser levado em consideração, já que este produto entra em contato direto com a nossa pele ou cabelo, mas não é tão importante como se imagina.

espumaO melhor teste de um sabão é : como ele reage com a sua pele e como você se sente depois de usa-lo. Se um sabonete resseca a pele ou se detectar reações desagradáveis como a caspa ou erupções, então você deve mudar para outro tipo, outra fórmula. Não é normal que  um sabão resseque  a sua pele, e que faça você coçar após usá-lo. Além disso um bom sabonete é geralmente feito apenas a partir de ingredientes naturais.

O pH do sabonete é importante o suficiente para se ter uma ideia da margem de alcalinidade que este possui, uma maneira de ter uma margem de segurança em relação a usar ou não usar. No entanto, é muito mais importante saber exatamente os ingredientes do sabão e como atua na sua pele. Não caia na “armadilha” dos fabricantes  de pensar que o melhor sabão é aquele com um pH equilibrado porque cada pele é um mundo com pHs diferentes .Portanto saber o pH é importante mas não é o fundamental.

Esse artigo foi útil para você? Deixe a qui um comentário…e se você já fez o teste de pH algumas vezes conte como foi e compartilhe sua experiência.

3 comentários em “Seu Sabonete é Apto Para Ser Usado?”

  1. Viviane Perdomo

    Muito legal este blog além de informativo, traz explicações simples ao público em geral como a relação do sabonete ao pH e ainda ensina hábitos mais sustentáveis como fazer o sabão artesanal. Muito bom!

  2. Aline Neves Roberto

    Adorei bem explicativo , queria saber se não dá pra medir o ph quando o sabonete ainda não endureceu .

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Aline, no método cold não adianta ver o PH na massa porque o processo de saponificaçao está em andamento. No método HOT sim, você deve tirar o PH antes de endurecer para poder corregir se necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima