Fazer o sabão/ sabonete é muito divertido e prazeroso e está se tornando uma profissão (para muitos um hobby) muito popular. As pessoas que fazem sabão podem criar sabonetes especiais com excelentes aromas e em diferentes formatos.
Se quer aprender a fazer estes sabonetes artesanais existem 3 opções ( as mais usadas) que são : Cold Process, Hot Process e a Base Glicerinada. Todos eles têm suas vantagens e desvantagens e por isso é muito importante saber as diferenças entre eles.
Fazer sabonete usando a Base Glicerinada é o método mais fácil. Você pode comprar essa base que é pré-fabricada e que está pronta para ser usada do jeito que está. Pode até usar esta mesma barra e tomar banho com ela. Mas se você quer dar um toque pessoal com cor, aroma e formas diferentes, Você deve cortar em pedaços pequenos e derreter no microondas ou no banho Maria.
Depois de derretido, deixe a criatividade rolar e coloque os aditivos que quiser como: casca de laranja, pétalas de flores, ervas, aveia, extratos, cores, etc. e colocar no molde que desejar para obter formatos diferentes.
Somente isso! O sabonete elaborado pode ser bem simples ou muito elaborado e especifico… Tudo depende do que você deseja. Por mais divertido e útil que seja a Base Glicerinada as pessoas que usam este método para fabricar o sabonete na verdade não estão TECNICAMENTE fazendo o sabonete. Estão melhorando um sabão que já existe e que é muito “sem graça”.
Para realmente fazer o sabonete precisa-se usar outros métodos que são: Cold Process e o Hot Process.
O Hot Process ( processo quente) começa dissolvendo a soda cáustica na água. E em seguida essa mistura tem que ser adicionada a óleos (vegetal ou animal) aquecidos. Esta mistura deve ter sempre uma fonte de calor mínima que vai acelerar o processo de saponificação. Enquanto essa massa esquenta se pode notar que passa por 4 fases de transformação, que eu classifico como :
- Separação
- Fase cuscuz
- Fase Purê de batata
- Fase Compota de maça
Depois destas fases, que deve durar entre 20 a 40 min., o resultado que já é um sabão, podemos adicionar os aditivos que queremos, misturar bem para que tudo fique distribuído uniformemente e colocar nos moldes.
Cold Process Depois da base Glicerinada esse é o método que se mais usa para fazer o sabão. É muito parecido com o Hot process com a exceção de que não se põe sobre uma fonte de calor.
Tem que misturar a soda cáustica dissolvida em água com óleos e misturar até que essa união tenha a reação química, a saponificação, no qual vai resultar em sabão. Quando se vê que essa massa atinge o TRACE , podemos adicionar os aditivos que queremos e logo em seguida colocar nos moldes.
Esse processo exige um tempo de cura para poder usar os sabonetes no corpo.
Vantagens e desvantagens
A base Glicerinada pode ser encontrada fácil, mas quase nunca possui uma boa qualidade. Os fabricantes, para baratear os custos, colocam ingredientes e produtos químicos que podem causar alergias e resultar em um sabonete de baixíssima qualidade. O ideal seria que você mesmo faça sua própria base Glicerinada.
Muitas pessoas acham que a Base Glicerinada é o melhor método porque é um sabonete que não possui a soda cáustica, mas isso não é verdade. Essa Base Glicerinada foi feita com a soda cáustica e óleos da mesma maneira que foi usada no Hot process e no Cold process.
A vantagem é que se você compra a Base pronta não é necessário manipular a soda cáustica porque alguém já manipulou por você. Outra vantagem é que é um processo onde se pode deixar as crianças participarem tomando sempre o cuidado com a base glicerinada quente e derretida.
O Cold Process é um método onde você fabrica o sabão/ sabonete desde o principio e coloca os ingredientes que mais te convém para criar um produto de ótima qualidade especifico para o que você realmente deseja.
Com este método podemos controlar a espessura da massa e fazer o sabonete dos nossos sonhos com qualquer tipo de arte que imaginamos. A desvantagem deste processo é que , depois que se retira do molde, devemos esperar um tempo (cura) de 5 a 6 semanas para ter uma saponificação completa e poder usar tranquilamente no corpo.
O Hot Process também é um método que fabrica o sabonete desde o principio e tem a grande vantagem que logo que você retira o sabonete do molde pode ser usado no corpo porque o processo de saponificação foi todo executado com a fonte de calor e com isso não precisa do tempo de curação ( Mas mesmo assim eu sempre deixo os sabonetes uma semana descansando).
A desvantagem é que após todo esse calor a massa fica espessa com uma aparência bastante rustica e é bem difícil trabalhar e fazer alguma arte com esse tipo de sabonete. Mas muitas pessoas gostam e muito da aparência que fica inclusive eu.
Nos 3 processos apresentados devemos estar sempre atentos á nossa proteção e nunca esquecer de colocar luvas, óculos de proteção e um avental. Como sempre digo : – A Segurança sempre em 1º lugar !
Você já fez algum destes processos? Deixa aqui abaixo, em comentários, qual foi sua experiência e qual processo você mais gosta.