Corantes Naturais para sabonetes Artesanais
Para todos os que seguem uma linha natural e não abre mão de deixar os sabonetes com uma cor diferente do tom natural de um sabão.
Com corantes naturais (plantas, minerais, espécias ) você NÃO terá os tons fortes e vibrantes que os sabonetes comerciais oferecem. (Lembre-se que a maioria delas é artificialmente colorida.)
Em vez disso, você vai obter tons suaves que a natureza nos dá. Alguns destes corantes naturais podem dar apenas cor e outros corantes naturais podem oferecer alguns benefícios extras como esfoliar, antioxidante, propriedades curativas e outros benefícios.
se você ver cores que são muito intensas tipo roxo, azul piscina, verde limão, vermelho brilhante, pode ter certeza que são de origem sintética. Com isso eu não quero dizer que eles são tóxicos, mas se quisermos ter um sabonete 100% natural e com corantes não químicos, devemos conhecer a paleta de cores que a natureza nos oferece para nossas criações.
Este é um mundo apaixonante em que devemos jogar como alquimistas para obter a nossa gama de cores que queremos. Mas mesmo assim, um dos principais problemas ao colorir sabonetes com cores naturais é conseguir a tonalidade desejada.
Abaixo deixo uma lista de vários ingredientes que você “poderia” usar para colorir naturalmente o seu sabão. Alguns deles tenho experiência pessoal e outros são registro de ideias coletadas de diferentes fontes.
Aqui não vou entrar em detalhes de porcentagens nem de como se usa mas vou dar uma visão geral e no formado que se poderia usar ( dando resultado positivo ou negativo).
Sabão Artesanal Natural para iniciantes → Para aqueles que querem iniciar na arte de fazer sabão Natural, dê uma olhada no Guia Completo de Sabão Artesanal para aprender como você pode começar a fabricar suas barras de sabonetes artesanais com sucesso.
O que se “pode” usar e diferentes formas
Para fazer essa coloração natural podemos usar ervas, plantas, raizes, flores, especiarias, algas, vegetais, frutas, leites, argilas, madeiras, sementes.
Cada uma delas se pode usar de diferentes maneiras como : secas, em pó, granulada, frescas, polpa, líquido, infusões, triturada, ralada, macerado a óleo.
Vantagens e desvantagens
Adicionar uma cor proveniente de naturais é a única opção para quem segue a linha 100% natural, mas com o tempo a maioria deles desbotam ou se apagam. Gera um resultado inconsistente.
Nem todos os corantes naturais tem resistência á soda. Isso significa que quando você adiciona na sua massa pode ocasionar uma reação e ficar com outra cor diferente, desbotar ou ficar marrom clarinho. A cor que fica, muitas vezes, não é a cor que você espera.
Outras corantes naturais podem dar uma cor ativa a principio mas com o passar do tempo vai perdendo a força, desvanecendo e as vezes até desaparece completamente.
Ex:
- Infusão da raiz beterraba: A cor do líquido é um roxo lindíssimo e o sabonete final fica com uma cor marrom bem clarinho…. a cor não resiste ao processo de saponificação e nem tem força o suficiente para permanecer na massa.
- Suco de cenoura: a principio fica com um alaranjado bem claro bem bonito e com o tempo desaparece.
- A calêndula dá um tom amarelado suave lindo para um sabão de limão e dura bastante tempo
- Spirulina: as vezes permanece por muito tempo e as vezes desaparece rápido. Depende de como essa alga foi processada.
Claro que existem exceções e o resultado é excelente como as argilas de diferentes cores, o cacau, café, carvão, barro, cúrcuma, páprica, índigo, hena, algas, clorofila, urucum e outros.
Veja AQUI os benefícios e propriedades da Lama do Mar morto e como elaborar um sabonete com esse ingrediente.
Uma observação interessante, feita através de algumas experiências, é que quando a massa passa pela fase de gelificação, a cor se intensifica e escurece, poderia dizer que até se fixa mais e permanece por até 6 meses . Um exemplo é a espirulina que fica com um verde bem bonito e intenso. O único é que não sei se essa dica é eficaz para todos os corantes naturais…. só fazendo o teste mesmo!
Como adicionar os corantes
Adicione aos óleos líquidos → misture com óleos líquidos antes de adicionar os óleos duros derretidos.
Adicione no trace → adicione o ingrediente de coloração natural depois que os óleos e a água de lixívia da sua receita estiverem misturados e alcançar o trace
Infundir com óleos → adicione o material aos óleos líquidos à temperatura ambiente e deixe-os em infusão por duas a quatro semanas, ou aqueça suavemente até que a cor natural do ingrediente seja liberada nos óleos. Se você escolher o método mais longo que é o da temperatura ambiente, agite o recipiente todos os dias. Para adicionar na sua fórmula, basta substituir esse macerado com um dos óleos da sua receita.
Polpa ( puré) → adicione quando a massa atingir um TRACE leve
Infusão na água ( I ) → Nada mais que fazer um chá. Substitua a água da sua formula . Sempre resfrie (gelar) antes de adicionar a soda. Se adicionar quente pode causar uma efervescência perigosa ou até mesmo queimar completamente a cor desejada.
Triturado, em forma de pó (P) → alguns deve ser feito a infusão com agua, outros dissolver com óleos. Para adicionar diretamente na massa , o melhor momento é um pouco antes do TRACE para poder misturar bem e dispersar adequadamente por toda a massa.
Cores Naturais
Amarelo
- Açafrão (P)
- Calêndula (I ou P)- A calêndula tem muitas propriedades medicinais e deixa um amarelo muito bonito. Pode usar as flores diretamente em vez de pó. A flor vai dar algumas manchas amareladas muito interessante ao sabão.
- Camomila Comum (I P)- cor muito fraquinha , quase imperceptível. O bom é as propriedades calmantes da camomila para a pele. Veja AQUI como que faz um sabonete de camomila.
- cúrcuma (P),
- curry(P)
- óleo de palma virgem – amarelo intenso que vai desbotando com o tempo tornando-se branco
- páprica (P)
- purê de abóbora
- purê de manga
- Pólen (P)
- suco de cenoura
- urucum – macerado em óleo
Amarelo pálido
- Gengibre (P)
- raiz de lírio (P)
- Mostarda (P)
Azul /violeta
- Bagas de cipreste (I)
- Flor de lírio azul (I)
- Raiz de Borragem (alkanet)(I)
- pó de inhame
- índigo (P) – dá um azul forte
Beje
- Chá preto(I)
- Casca de cebola comum (I)
- leite – tons de beje a marrom
Laranja
- páprica (P) – melhor macerado em óleo. Fornece uma cor alaranjada forte ao produto.
- cúrcuma (P)
- Suco de Cenoura, cozida (puré), seca no forno(P) ou como macerado de cenoura triturada – contém betacarotenos
- Óleo de palma não refinado
- Purê de abóbora
- Purê de manga
- Urucum – Macerado em óleo
Marrom
- cacau (P) – de marrom clarinha a forte. Depende da concentração.
- mistura de borra de café e cacau (P)- marrom escuro mas depende da intensidade. Acrescenta olor a café
- cravo (I,P) – Marrom escuro
- café (P) – use café instantâneo para produzir manchas marrom-escuras. É esfoliante, mas não cheira a café.
- noz-moscada (P)
- cascas de nozes (IP) – em pó faz manchas negras
- canela (P) – Adiciona uma cor castanho claro a escuro dependendo da concentração . Cuidado! Algumas pessoas tem alergia á canela.
- Henna (P) – cor verde oliva a marrom verdoso
- cera de abelha mel – Marrom clarinho a escuro, dependendo da maneira que elabora. Veja AQUI como elaborar um sabonete artesanal usando o mel
- Açúcar torrado
- Raiz de Beterraba (P) – cor cinza a marrom. Não mantém a linda cor rosada. Muitas cores são alteradas ao entrar em contato com a lixívia.
Preto/cinza
- borra de café – Veja AQUI como se faz um sabonete usando a borra de café
- Carvão Ativado (P) – adiciona cor preta acinzentada, Até azulada, dependendo da concentração. Acrescenta beneficio de esfoliação. Ótimo para acne.
- Óleo de Cade – tenha cuidado, pois seu cheiro é muito forte e difícil de disfarçar.
- argila cinza
- Lama do Mar Morto ou barro
Veja AQUI como fazer um sabonete facial de Carvão Ativado
Verde
- abacate ( óleo virgem e puré)
- purê de pepino
- raiz de confrei
- Alfafa, estévia, urtiga, salsa, hortelã, sálvia, hera, dente de leão (todos P)- cor verde no inicio e vai se tornando marrom clarinho com a cura.
- chá verde(P) – propriedades antioxidantes
- clorofila(P) – propriedades desodorante
- Algas (I / purê), Fucus, Spirulina – Esta é uma alga verde-azulada usada como suplemento alimentício para as pessoas. Você pode comprar as cápsulas e usar o pó, fazer a infusão e adicionar ao seu sabonete. Resulta numa cor bem verde.
- Aloe vera com a casca (Purê)
- Espinafre cozido (N P) – verde claro
- argila verde – cor verde acizentado
obs: todos os testes com ervas ficam verdes no inicio e se torna marrom clarinho com a cura.
Vermelho / Rosa
- Argila rosa – cor rosa pálido e retira impurezas da pele
- Argila vermelha marroquina – Faz uma bela cor laranja / vermelha e também tira as impurezas da pele.
- sândalo (P)
- raiz de Borragem (alkanet) (P)
- raiz de rúbia tinctória (P) – além de dar um linda cor vermelha, tem propriedades desinfetante e antisséptico
- flor de begônia vermelha (I)
- urucum (P)
Roxo
- Flor de Violetas (I)
- flor roxa da íris (I)
- flor de lavanda (I)
- raiz de borragem ( alkanet)(P) – deve ser macerado em óleo e usar esse óleo como base. Dependendo da concentração pode dar um roxo forte com tonalidade azulada.
- casca de nozes preta (P) – também tem propriedades esfoliante
- sândalo vermelho (P)
- Hisbisco (P)