A primeira coisa que fazemos quando pegamos num sabão é cheirar. O aroma é a “carta de apresentação” do sabonete e quase 100% das vezes compramos pelo cheiro. Quando fazemos nossos sabonetes em casa além das propriedades super maravilhosas podemos ter total liberdade de colocar o cheiro da nossa preferência.
Muitas vezes deparamos que quando terminamos de fazer o sabão este não tem quase cheiro nenhum ou em pouco tempo desaparece completamente. Porque isso acontece? porque as vezes o cheiro do sabonete não dura nada ou nem mesmo um mês? Para isso existem várias respostas e depende do ingrediente que você colocou para dar o aroma.
Usar óleos essenciais para perfumar o sabonete é a melhor opção porque além de dar um delicioso cheiro, verdadeiro e natural ele fornece beneficios físicos e psicológicos …. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda dentro de um sabonete, no plano físico, vai ajudar no alívio de feridas e problemas na pele….e no plano psicológico tem propriedades calmante e relaxante .
Por ser um produto caro, temos que saber muito bem como colocar esses óleos essenciais na nossa fórmula para que o aroma possa se fixar por muito mais tempo .
A principal causa que o cheiro acaba, desaparece no sabonete é a evaporaçao deste óleo essencial. Uns óleos essenciais são altamente voláteis e evaporam muito rápido enquanto outros são muito mais lentos de evaporar e por isso tem longa duração e atuam como fixadores.
É por esse detalhe da evaporação que temos que escolher muito bem o que e como podemos adicionar dentro da nossa fórmula para não ter futuras frustações com os resultados.
Para lograr que o aroma que colocamos não acabe de um dia para outro temos que fazer misturas com estes óleos essenciais. Temos que misturar os que evaporam muito rápido com os que evaporam mais lentamente e assim esses últimos vão fixar os primeiros. Essa mistura é chamada de “fragrância” ou “perfume”.
Para saber fazer uma fragrância que vai ser duradoura, temos que ir mais profundo no conhecimento dos
óleos essenciais. Aqui vou dar uma ligeira explicação deste mundo fascinante que são os óleos essenciais.
Os óleos essenciais são classificados por notas, como as notas musicais.
⇒Nota Alta
⇒Nota media
⇒Nota Baixa
- Notas altas : são os que evaporam mais rápido e portanto duram muito menos no seu sabonete
- Notas medias: tem um tempo intermediario de evaporação. Considerado o coração da fragrância e corresponde grande parte dos óleos essenciais
- Nota baixa : as que demoram mais em evaporar portanto preservam o cheiro por muito mais tempo
no seu sabão.
Para lograr que a fragrância do seu sabonete dure muitissimo mais tempo você terá que fazer misturas entre estas notas de uma maneira proporcional. Isso quer disser que é muito conveniente que você faça uma misturas com os óleos essenciais.
Pessoas habituadas a fazer essa prática, costumam dizer que uma fórmula equilibrada seria :
⇒nota alta: 15 a 25% da mistura
⇒nota Media: 30 a 40% da mistura
⇒nota baixa: 45 a 55% da mistura
Ex: Uma mistura que tenha: 3 gotas de Lavanda (nota alta) ,
4 gotas de cipreste (nota Media)
5 gotas de yang yang (nota baixa)
Se fazemos uma mistura harmônica entre estas notas, o sabonete não vai precisar de nenhum tipo de fixador artificial ou natural porque as notas baixas vão fazer este trabalho de fixador do aroma perfeitametne.
Além desta mistura equilibrada entre os óleos essencias podemos colocar fixadores naturais para preservar o aroma como:
⇒Tintura de benjoin
⇒Tintura de almíscar
⇒Raiz de lírio.
Veja aqui alguns exemplos de óleos essenciais e suas notas.
Este é um tema vastíssimo e super interessante porque além de dar uma maior durabilidade de aroma aos sabonetes, fazer mistura equilibrada de notas dos óleos essenciais nos proporciona encontrar uma frangrância ideal ao nosso sentido.
Veja aqui alguns exemplos de combinações que eu particulamente gosto muito! Não foram formuladas por mim mas fiz e adorei o resultado! São para 1 quilo de sabão ( +- 700gr de óleos )
- Exemplo de fragrância 1
-canela 8gr
– limão 15gr
– Laranja 15gr
- Exemplo de fragrância 2
– cravo 9gr
– citronela 9gr
– eucalipto 9gr
– menta 3gr
- Exemplo de fragrância 3
– Benjoin 10gr
– Eucalipto 10gr
– Tomillo10gr
Você já fez alguma mistura com óleos essenciais? Conte aqui como foi sua experiência!