A cafeína é produzida por plantas e ocorre naturalmente em café e chá. A cafeína está sendo cada vez mais usada em cosméticos devido à sua alta atividade biológica e capacidade de penetrar na barreira da pele. Pode ser encontrado principalmente em cremes para os olhos ou produtos anti-celulite, mas ultimamente está sendo adicionado em sabões ou géis de banho.
A cafeína possui potentes propriedades antioxidantes. Ajuda a proteger as células contra a radiação UV e retarda o processo de fotoenvelhecimento da pele. Além disso, a cafeína contida nos cosméticos aumenta a microcirculação do sangue na pele e pode ajudar a reduzir os olhos inchados e as sombras escuras ao redor dos olhos. Para o cabelo, estimula o crescimento e ajuda a diminuir a caída deles.
Quanto a sua finalidade cosmética em produtos anti-celulite, a cafeína é usada como um composto ativo porque evita o excesso de acumulação de gordura nas células. Este alcalóide estimula a degradação de gorduras durante a lipólise.
Características
- Nome químico: cafeína
- Fórmula Química: C8-H10-N4-O2
- Peso molecular: 194,2 g / mol
- Cor: branca.
- pH : 6.9 [Neutro.]
- Solubilidade: o produto é igualmente solúvel em óleo e água; A cafeína é moderadamente solúvel em água à temperatura ambiente mas muito solúvel em água fervente. Também é moderadamente solúvel em etanol.
- Incompatibilidades com outros materiais: agentes oxidantes fortes.
INCI Name: Caffeine
Propriedades
Supostamente a cafeína tem essa propriedades. Não há estudos, no momento, que comprovem que essas propriedades podem ser alcançadas em aplicações tópicas, mas isso não significa que essas propriedades não existam.
- Vasoconstritor – afeta os músculos das veias (especialmente as pequenas) e, como conseqüência, deve reduzir a vermelhidão da pele (em particular nos casos de rosácea) e deve diminuir os círculos escuros ao redor dos olhos (causados por “vazamento” de veias).
- Antioxidante – é bom formular com outros antioxidantes para criar uma sinergia e melhorar esta propriedade.
- Anti-celulite – Essa propriedade vem como uma conclusão sobre os “estudos in-vitro” (ainda não há estudos científicos tópicos ) sobre o metabolismo das células de gordura.
Como usar a cafeína em formulações
A cafeína é solúvel em quantidade muito pequena em água, mas é amplamente solúvel em água aquecida, por isso é um daqueles poucos Ingredientes ativos que você deve adicionar na Fase A (fase aquosa)
Porcentagens a usar
Geralmente é adicionado de 0,5% a 3% em cosméticos dependendo do objetivo deste produto. Nas áreas dos olhos , por exemplo, não deve ser adicionado mais que 1,5%.
Normalmente em cremes corporais eu adiciono 3% mas para essa área sensível em torno dos olhos o melhor é não ultrapassar de 1-1,5%.
Tudo depende do grau de sensibilidade da sua pele. Comece com pouco ( 1%) e caso não sinta nenhuma reação aumente na próxima vez até 1,5%.
Possíveis Problemas na Formulação
A cafeína é soluble na água quente, mas quando a água vai esfriando a tendência é que a cafeína vai se cristalizando formando pequenos “fiapinhos”. Estes fiapinhos são bem suaves e vão se dissolver quando você aplica na pele mas isso é o tipo de coisa que não se deve deixar acontecer.
Para evitar que isso aconteça, após adicionar a cafeína na água quente, siga misturando até que a água se esfrie. Outra solução para que isso não aconteça é não adicionar muita quantidade de cafeína.
Funciona o uso do pó de cafeína em cosméticos?
De acordo com o especialista em medicina estética Dr. Yves Hébert, os efeitos de cremes para celulites contendo cafeína não são permanentes e desaparecem quando você interrompe o uso dos cremes. Os cremes para os olhos que contenham cafeína podem proporcionar algum benefício, mas não podem mudar a genética.
Com isso podemos tirar a conclusão que o efeito do uso da cafeína em nossos produtos cosmeticos é somente imediato mas não é acumulativo. Quero dizer que não vai acabar com a celulites nem vai eliminar de vez com as olheiras ou pequenas flacidez …simplesmente vai dar um choque imediato positivo na aparência…..por enquanto é isso o que se sabe …mas estudos de aplicação tópica devem ser feitos….