GLICERINA LÍQUIDA
INCI: Glycerin
sinônimo: Glicerol; propan-1,2,3-triol
A glicerina é um líquido espesso, neutro de sabor adocicado que na temperantura ambiente pode se ver e sentir ao tato, uma textura gelatinosa. Tem um ponto de ebulição alto.
Muito usada na fabricação de sabonetes e produtos de beleza, tem grande poder umectante e é um ótimo solvente tanto para substâncias orgânicas quanto minerais.
A glicerina absorve a umidade do ar ( Higroscopia), isso significa que “pega” a água do ambiente onde está. Portanto é extremamente desaconselhavel usar a glicerina pura sobre a pele porque vai deixar uma pele completamente desidratada e seca. O ideal é dissolver essa glicerina com agua ( saturá-la de agua ) e assim vai deixar sua pele suave, macia, hidratada e contribui para que a pele tenha um aspecto muito mais saudável.
A glicerina é um subproduto do sabão. Quando se mistura os óleos (animal ou vegetal) com a solução de soda cáustica é formado os dois produtos : glicerina e sabão. Os fabricantes de sabões industriais retiram essa glicerina para vender por separado. por isso os sabonetes artesanais são muitissimo melhores que os industriais porque não é retirada a glicerina e tem muito mais propriendades de hidratação da pele.
A glicerina se usa , entre várias outras coisas, para fabricar os sabonetes transparentes, conhecidos como sabonete de glicerina. Estes sabonetes são feitos com a “Base Glicerinada” , que é uma barra facilmente encontrada nos locais especializados e esta “barra pronta” tem a glicerina como um dos ingredientes.
Atenção: A barra Glicerinada não é Glicerina Pura . É uma Barra de sabão feita pelo processo Hot, no qual um dos ingredientes é a glicerina.
Estes sabonetes de glicerina, por conter muita glicerina é bastante hidratante para a pele mas também é um sabonete que dissolve muito mais rápido ao contato com a água.
Usos da Glicerina
O glicerol é considerados seguros para consumo humano desde 1959. Pode ser utilizado em vários produtos para vários fins.
- Elaboração de cosméticos como o sabonete . A glicerina aumenta a detergência , dá brancura e amacia a pele. A composiçao deve ter entre 8 a 15% de glicerina.
- Na medicina é utilizada na elaboração de medicamentos em forma de xaropes. ( como excipientes, anti-séptico para evitar a infecção em feridas, como inibidor de alterações enzimáticas durante a fermentação de pomadas, pastas ou cremes, como um solvente para o iodo, o bromo , fenol, timol, taninos, alcalóides e cloreto de mercúrio). É também utilizado para lubrificar e hidratar os olhos
- É usado como parte de supositórios de glicerina, com uma ação laxante. O mecanismo baseia-se em duas propriedades da glicerina: é higroscópico e ligeiramente irritante para as membranas mucosas.
- Pode ser um dos veículos dos líquidos utilizados nos cigarros electrónicos.
- Para lubrificação de máquinas específicas tipo a produção de alimentos e medicamentos (por não ser tóxico), óleo, etc.;
- para fazer explosivos como a nitroglicerina e para resfriar os barris de armas.
- Anticongelante ( abaixa o ponto de fusão da agua)
- usado para preparar extratos de chá, café, gengibre e outros ; Fabricação de refrigerantes; aditivo para melhorar a qualidade do produto.(tipo tensioativo comestível)
- Elaboração de resinas alquídicas, que são utilizados como isolante.
- Indústria de tintas e vernizes. Componente-chave do verniz usado para acabamentos. Em alguns casos, 98% de glicerina para preparar vernizes de isolamento elétrico.
- Indústria de fumo. Devido à elevada higroscopicidade de glicerina, é possivel regular a umidade com o objetivo de eliminar o sabor desagradavel e irritante da fumaça
- Indústria têxtil. Fornece a elasticidade e maciez aos tecidos.
- Indústria do couro. É acrescentado á soluções aquosas de cloreto de bário a fim de preservar o couro. Também é adicionado nas emulsões de cera para curtir.