. ,.O ranço no sabonete não é um problema raro. O ranço ocorre com quase todas as pessoas que fazem sabão. Em todos os níveis de experiência ou habilidade. Pode acontecer com os maiores fabricantes de sabonetes comerciais e com os menores fabricantes de sabonetes artesanais.
Sabão rançoso, seja líquido ou em barra, terá um cheiro estranho ou cheiro de mofado. Bem desagradável e forte.
Nos sabonetes em barra, além de começar a aparecer algumas manchas alaranjadas ( que podem até cobrir todo o sabonete), também podem apresentam uma superfície úmida e pegajosa.
Como Proteger o sabão de ficar ranço/oxidar
Existem dois grupos de aditivos que são usados para retardar o processo de oxidação.
- Antioxidantes
- Quelantes
1 – Antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que se oxidam mais facilmente do que as gorduras e os ácidos graxos, então eles se “sacrificam” oxidando primeiro para que as gorduras possam permanecer intactas. Por isso, os antioxidantes são substância que ajudam a retardar o processo de ranço de um óleo ou manteiga.
Para obter melhores resultados, recomendo adicionar antioxidantes às gorduras logo após a compra, em vez de mais tarde, ao fazer o sabão. As gorduras com vida útil curta (cânhamo, semente de uva, macadâmia, etc.) se beneficiarão especialmente com isso (bem como com a refrigeração). Um antioxidante pode ser adicionado a qualquer gordura.
Qual Antioxidante usar
- Vitamina E
- óleo- resina de alecrim (ROE)
- Óleo de Germen de trigo
→ Vitamina E – Para proteger os óleos sensíveis de ranço e estender sua vida útil, o ideal é adicionar a vitamina E no recipiente inteiro dos óleos, justo no momento que abrir o recipiente da compra.
- dosagem : 0,02 a 0,2%
→ Resina de alecrim (ROE) – É um dos antioxidantes de origem vegetal mais popular e eficiente. Extraído a partir das folhas de alecrim, é um liquido grosso, escuro de cheiro forte.
- Dosagem: 0.02% – 0.05% para cada 1000 g de óleo
→ Óleo de Gérmen de trigo – Não é um antioxidante propriamente dito, mas possui grandes quantidades de vitamina E que pode atuar como um auxiliar além de enriquecer a fórmula.
Antioxidante que não deveria ser usado na cosmética Natural
→ BHT ( INCI: BHT) – é um AO sintético derivado do petróleo. Muitos alertam sobre seus potenciais efeitos nocivos à saúde.
Veja Mais: 5 ANTIOXIDANTES MAIS USADOS E EFICIENTES NA SABOARIA
2 – Quelantes
Um dos maiores fatores do aparecimento do ranço nos sabonetes é a contaminação por metais. Essa contaminação vem das máquinas que colhem e processam os ingredientes naturais, da água da torneira, dos utensílios que você usa, da poeira e poluição do ar, suas mãos contaminadas, ingredientes que contêm compostos metálicos naturalmente e assim por diante.
É quase impossível eliminar toda a contaminação por metal, não importa o quão cuidadoso você seja. E essa pequenas partículas metálicas também favorece enormemente ao aparecimento das manchas alaranjadas.
O que é um Quelante
Um quelante é uma molécula que tem a capacidade incomum de atrair e reter com segurança certos tipos de íons metálicos Isso quer dizer que tem a capacidade de agarrar essas pequenas partículas e elimina-las do sabonete.
No sabão, um quelante tem duas funções :
1- Proteger o sabão do ranço – imobilizando as partículas de metais que podem fazer com que o sabão fique rançoso rapidamente.
2- Em regiões de água dura – A água dura contém íons metálicos de cálcio e magnésio. Estes minerais são responsáveis por causar uma espuma pegajosa e irritante num sabonete à base de soda cáustica. O Quelante pode reduzir essa formação de espuma desagradável. Mas não é uma solução perfeita.
Qual Quelante usar
Entre vários, vou ressaltar somente os permitidos na cosmética NaturalExistem dois quelantes comuns usados na fabricação de sabonetes em pequena escala são:
- Citrato de sódio
- Gluconato de Sódio
→ citrato de sódio é um sal de sódio derivado da reação do ácido cítrico.
Dosagem: O recomendado é usar 1,5% a 3% do total dos óleos. Não ultrapassar essa quantidade porque pode desestruturar a massa de sabão.
Adicionar esse aditivo na água, misturar bem até dissolver e em seguida adicionar a soda cáustica da fórmula.
→ Gluconato de Sódio (INCI: Sodium Gluconate) é o sal de sódio do ácido glucônico, produzido pela fermentação da glicose.
Dosagem: 0,3% sobre o peso total do sabão.
Dissolvê-lo bem na água que usaremos para preparar a solução cáustica.
Pode ser combinado com citrato de sódio para aumentar o efeito quelante do sabonete. Usaremos até 3% sobre o peso dos óleos de citrato de sódio.
obs: O gluconato de sódio parece ser mais eficaz do que o citrato na redução da espuma desagradável do sabão em águas duras.
Quelante que não deveria ser usado na cosmética Natural
EDTA → O EDTA não é tão “Ecológico” quanto o citrato ou o gluconato de sódio, por isso não é a melhor escolha para um sabonete “natural”.
O citrato e o Gluconato de sódio são totalmente biodegradáveis e desaparecem em poucos dias no meio ambiente.
O EDTA por sua vez, é “tão eficiente” que pode permanecer no meio ambiente por muitos anos e o pior de tudo é que continua atuando como sequestrante de metais e minerais do local onde está, e com isso, desequilibra o sistema.