Óleo de Palma

O azeite de dendê ou óleo de palma é uma óleo muito popular nas culinárias brasileira e angolana. É o mais consumido do mundo seguidos pelo óleo de soja e o óleo de canola.

Este óleo é obtido do mesocarpo da fruta de palma (Elaeis guineensis Jacq. e suas variações)  atravês de processo mecânico ou de extração com solventes. A extração pode ser artesanal ou não e pode levar horas porque o fruto é bastante resistente.

palma arvore

Caracteriza-se por ter uma proporção de 1: 1 de ácido palmítico e ácido oleico, o que lhe confere uma elevada estabilidade à oxidação e não necessita de hidrogenação. Também tem um elevado teor de vitaminas A (caroteno) e vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis)

Sugestão de uso:  o óleo de palma bruto é usado na  sua forma natural como matéria-prima na industria de óleos e gorduras  comestíveis ( oleos liquidos e margarinas) ; ração para animais; sabões ; biodisel e outros.     da indústria, concentrados para animais, sabonetes, biodiesel, entre outros. Graças à sua proporção de ácido gordo, o óleo é obtido duas fracções: estearina e oleína, que têm uma ampla gama de utilizações na indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima