O azeite de dendê ou óleo de palma é uma óleo muito popular nas culinárias brasileira e angolana. É o mais consumido do mundo seguidos pelo óleo de soja e o óleo de canola.
Este óleo é obtido do mesocarpo da fruta de palma (Elaeis guineensis Jacq. e suas variações) atravês de processo mecânico ou de extração com solventes. A extração pode ser artesanal ou não e pode levar horas porque o fruto é bastante resistente.
Caracteriza-se por ter uma proporção de 1: 1 de ácido palmítico e ácido oleico, o que lhe confere uma elevada estabilidade à oxidação e não necessita de hidrogenação. Também tem um elevado teor de vitaminas A (caroteno) e vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis)
Sugestão de uso: o óleo de palma bruto é usado na sua forma natural como matéria-prima na industria de óleos e gorduras comestíveis ( oleos liquidos e margarinas) ; ração para animais; sabões ; biodisel e outros. da indústria, concentrados para animais, sabonetes, biodiesel, entre outros. Graças à sua proporção de ácido gordo, o óleo é obtido duas fracções: estearina e oleína, que têm uma ampla gama de utilizações na indústria.