Não é de hoje que a ciências confirma o poder que as vitaminas e os minerais possuem na manutenção de uma pele e cabelo saudáveis.
Na cosmética, as VITAMINAS propiciam o embelezamento e a hidratação do cabelo, da pele e das unhas. São potentes aliadas na elaboração de produtos antienvelhecimento, melhoram a performance de diversos outros produtos para pele, cabelo e unhas. Além disso, também tem sua função em protetores solares e ítens de maquiagem.
Hidrossolúveis / lipossolúveis
Podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis. A sua presença é abundante nos vegetais frescos, mas as técnicas de conservação ou secagem e mesmo extração podem alterá-los ou destruí-los completamente.
– Hidrossolúveis. B, C, F, H
– Lipossolúveis. A, D, E e K,
Principais vitaminas de uso tópico
1. Vitamina A (retinol)
Vitamina lipossolúvel. É fundamental para o equilibrio da pele. Apresenta-se de duas formas: o retinol (presente apenas em alimentos de origem animal) e a provitamina A, conhecida como caroteno (existente em alimentos de origem animal e vegetal).
Propriedades cosméticas: vitamina A está envolvida na formação e regeneração das células, reparando aquelas que estão danificadas. Todas as células da pele dependem da vitamina A para sua multiplicação e descamação. Este processo de renovação melhora visivelmente a condição e a aparência da pele como: reduz as linhas finas e rugas; melhora da tonalidade e da textura da pele e diminui manchas escuras da idade. Especialmente útil em casos de pele seca e desidratada.
2. Vitamina B3 – Nicotinamida ou niacinamida
Vitamina Hidrossolúvel. Demonstrou ter efeitos positivos quando aplicada via tópica.Tem fácil penetração na pele. Aparece em formulações de tónicos faciais, seruns e cremes, bem como em tónicos para cabelos e couro cabeludo.
Propriedades cosméticas: Além de ser um potente antioxidante, a niacinamida apresenta propriedades anti-inflamatórias com forte ação no combate à acne. diminui a perda de água transepidérmica e melhora da psoríase e da rosácea. É um ingrediente “anti-rugas” e “antienvelhecimento” e capaz de reduzir rugas e manchas de pigmentação.
obs: É melhor usar Niacinamida em fórmulas com alto teor de água, como tônicos faciais, tônicos capilares, soros e emulsões de óleo em água.
3. Vitamina B5 (d-pantenol)
Vitamina Hidrossolúvel. Chamada de provitamina B5, é estável e de baixo peso molecular, o que facilita sua penetração na pele. É interessante mencionar que quando a vitamina B5 é adicionada às fórmulas cosméticas, os efeitos negativos de alguns componentes que são irritantes para alguns pessoas, como certos conservantes, fragrâncias, protetores solares, etc., são reduzidos.
Propriedades cosméticas: Em cosméticos é usado como hidratante melhorando a aspereza, descamação, elasticidade, coceira e eritema solar. É antiinflamatorio, cicatrizante y regenerador. Quando adicionado aos produtos para o cabelo, é um umectante de longa duração, que fortalece, protege e aporta um brilho natural. Aporta elasticidade nas unhas evitando a quebra ou lascas.
4. Vitamina B7 ou B8 ou H (biotina)
Vitamina Hidrossolúvel. sabe-se que tem relação direta com o crescimento dos cabelos. Seu déficit está relacionado a certas dermatites, perda de cabelo ou aumento da secreção sebácea.
Propriedades cosméticas: A biotina ajuda a nutrir os folículos capilares. Além disso, sua molécula contém enxofre e o aminoácido cistina, é essencial para cabelos saudáveis. É uma vitamina anti seborreica e anti-perda.
A cada dia mais shampoos, condicionadores e tônicos capilares contêm vitamina H e os produtos de maquiagem e cuidados com a pele também não são imunes à poderosa presença da biotina. Você encontrará as maiores concentrações em produtos de limpeza facial.
5. Vitamina F – Ácidos graxos essenciais – ( AGE)
Vitamina lipossoluvel. A aplicação de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), é uma das formas de manter a integridade da pele.
Propriedades cosméticas: Contém propriedades hidratantes e evita a perda transepidérmica de Água (PTEA) e por isso, a sua aplicação, é um dos recursos mais usados para prevenir a desidratação da pele e auxiliar no tratamento de feridas. Também tem ação bactericida devido ao seu baixo pH. o que auxilia na barreira cutânea contra agentes nocivos.
6. Vitamina E
Vitamina lipossolúvel e apresentada de três formas moleculares: a, b e g-tocoferol.
– Propriedades cosméticas: Reduz a perda transepidérmica de água; protege contra a radiação UV; e diminui o aparecimento de linhas finas e rugas, principalmente quando este está associado às vitaminas A e C. Atua como antioxidante natural, evitando o processo de envelhecimento e mantendo a integridade das membranas celulares.
Levar em conta que: a penetração e a metabolização dependem da concentração e do método de aplicação da vitamina E .
Se adicionar a vitamina E em emulsões ou soluções alcoólicas, é extremamente necessário acrescentar agentes quelantes para neutralizar os possiveis traços de metais que podem destruir a vitamina E.
7. Vitamina C (ácido ascórbico)
Vitamina hidrossolúvel. É uma das vitaminas mais requisitadas em produtos tópicos de cuidados para a pele. Tem papel fundamental na formação do colágeno.
–Propriedades cosméticas: melhora a elasticidade da pele, previne a hiperpigmentação, neutraliza os radicais livres, estimula a síntese de colágeno, e proteje contra os danos causados pela radiação UV e na aceleração do envelhecimento celular.
obs: o ácido ascórbico é altamente instável. Para compensar, são utilizados compostos derivados como os fosfatos, ascorbatos e palmitatos, em aplicações tópicas.