Para entender o que é a Fitocosmética e em que consiste, é preciso começar por conhecer a etimologia desta palavra: FITO deriva do grego PHYTOS e significa PLANTA.
Fitocosmética é a investigação do uso de produtos vegetais para fins cosméticos ou higiênicos
Para a elaboração de fitocosméticos, são utilizados os princípios ativos extraídos de plantas para potencializar seus benefícios.
O princípio ativo dentro de um medicamento ou cosmético é aquele que “faz acontecer”. Preveni, trata, mantém ou cura vários tipos de condições. Os princípios ativos são as substâncias que possui a ação que é do interesse cosmético ou dermatológico.
O uso de extratos vegetais tem um peso importante na Fitocosmética, isso porque é extremamente eficaz.
Os Extratos Vegetais são produtos que concentram os princípios ativos das plantas, o que implica que são princípios ativos cosméticos altamente eficazes quando aplicados na pele e cabelo
Os ingredientes utilizados pelos fitocosméticos são obtidos das diferentes partes das plantas: caules, folhas, frutos, flores, bolbos. Por exemplo, o Ginseng concentra seu princípio ativo na raiz. E podem ser utilizados numa multiplicidade de formas cosméticas.
Às vezes, toda a planta tem apenas um tipo de substância ativa, às vezes encontramos diferentes principios ativos em diferentes partes da mesma planta.
A Composição da planta
Abaixo tem um resume simples de algumas classes de princípio ativo e sua ação.
→ Aminoácidos: São encontrados nos vegetais na forma de amidas, aminoácidos e proteínas. Envolvido nos processos de nutrição e reprodução celular
→ Antocianina: Além de serem pigmentos da gama cyan (azul-lilás-violeta), possuem propriedades antioxidantes e descongestionantes. Podemos encontrá-los em flores de malva ou centáurea e em groselhas e amoras.
→ Carotenóides: São pigmentos vegetais lipossolúveis amarelos, alaranjados ou vermelhos. São precursores da Vitamina A, sendo o mais utilizado o β-caroteno, extraído da flor de calêndula. Possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, atuando também como anti-radical.
→ Frutano: Sua principal atividade é a nutrição e hidratação celular, por isso são tônicos naturais. A inulina seria um exemplo de frutano especialmente utilizada em cosméticos. Proporcionam suavidade tanto à pele quanto aos cabelos. Podemos encontrá-los na alcachofra (Cynara scolymus) ou na raiz da chicória (Cichorium intybus).
→ Flavonóides: grupo que possui diversas ações mas as mais importantes são: antioxidantes, anti-radicais, anti-inflamatórios, descongestionante cutâneo e vasoprotetor. Algumas plantas interessantes pelo seu conteúdo de flavonoides são: castanha da índia, frutas cítricas e as sementes do cardo mariano (Silybum marianum).
→ Lecitinas: Reestruturam o cimento lipídico da pele. Eles são anti-desidratação.
→ lipídios: Os lipídios estão presentes em óleos, gorduras e gorduras vegetais. Sua principal função será fornecer ácidos graxos que darão emoliência e nutrição à pele; em alguns casos especiais podem apresentar propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, seborreguladoras, etc.
→ Mucilagens, gomas e Alginatos : permanecem na pele formando um filme que mantém a hidratação. Devido às suas propriedades físicas, são geralmente ideais como estabilizantes, espessantes ou viscosificantes para preparações aquosas (como emulsões).
- Alginatos são típicos das algas pardas
- As gomas e mucilagens podem ser encontradas em diversas plantas; por exemplo, a goma tragacanto (Astragalus membranaceus) ou as mucilagens de sementes de linho (Linum usitatissimum) ou psyllium (Plantago psyllium).
→ Óleos essenciais: Sua principal atividade é como antisséptico e cicatrizante. Mas também Bactericidas, antiviróticos, analgésicos, relaxantes, expectorantes, antiespasmódicos. Além de tudo isso tem propriedades aromáticas.
→ Resinas: Purgantes, antissépticas urinárias, antiespasmódicas, rubefacientes e antirreumáticas. São obtidas por meio da incisão do caule de diversas plantas (copaíba, abeto , entre outros).
→ Saponinas /Saponósidos: Dependendo da planta pode ter propriedades: tónicas circulatórias, curativas, detergentes ou emulsionante , possui também, ação como fitoestrógenos .
→ Taninos: São polifenóis hidrossolúveis. Eles têm a propriedade de se ligar às proteínas da pele através de pontes de hidrogênio, resultando em um estreitamento dos poros e um efeito de firmeza na pele. ideais para fazer tônicos ou preparações que reduzem os poros dilatados (vasoconstritores e matificantes), mas são evitadas em peles muito secas. Podemos encontrar taninos em todos os tipos de chá (Camelia sinensis), no agrimónio (Agrimonia eupatoria) ou na hamamélis (Hamamelis virginiana).
→ Vitaminas: A sua presença é abundante nos vegetais frescos, tanto as hidrossolúveis e as lipossolúveis mas as técnicas de conservação ou secagem e mesmo extração podem alterá-los ou destruí-los completamente.